Artista plástica terá painéis em mosaico em Araruna, Peabiru e Juranda
Os municípios de Araruna, Peabiru e Juranda serão contemplados cada um com um painel em mosaico de 6 metros quadrados da artista plástica Juliana Martini, que mora em Campo Mourão há 15 anos. Com o tema Respeite as Diferenças, o primeiro painel será instalado na fachada da Casa da Cultura de Araruna na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 14 horas. Na semana passada a artista ministrou oficinas de mosaico no município, que também faz parte do projeto e será levada a Peabiru e Juranda.
O trabalho faz parte do projeto Unindo Diferenças, idealizado pela artista com assessoria da CultProArte de Débora Soares. Foi o único projeto aprovado pelo Profice-PR (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná) na área de artes visuais na região noroeste do Estado. Enquadrado para cidades com até 50 mil habitantes, tem apoio da Copel e Saubern, por meio da renúncia fiscal de ICMS.
O objetivo é a divulgação das artes visuais e da técnica do mosaico no noroeste do Paraná, visto que essa arte não é muito acessível para esta região do Estado, justifica a artista, que também ministra uma palestra sobre a História da Arte.
Para os murais, Juliana Martini desenvolveu uma arte referente ao tema que será igual em todos os painéis, porém para cada município terá um símbolo que representa a sua história. Ela lembra que além da valorização, o projeto também incentiva a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais.