Associação de Moradores de Mamborê vai implantar horta comunitária

Moradores dos jardins América, João Seratiuk e Beira Rio da cidade de Mamborê estão unidos para o bem comum. Eles estão trabalhando na implantação de uma horta comunitária. O projeto está sendo coordenado pela AMJJB (Associação dos Moradores dos Conjuntos Jardim América, João Seratiuk e Beira Rio).

A horta está sendo implantada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. O local fica nos fundos do jardim América. Antigamente o espaço ficou conhecido como ‘buracão’. Era frequentado por pessoas para prática de atos ilícitos. A área ganhará um novo cenário com a horta comunitária em funcionamento. 

De acordo com os organizadores, o projeto vem sendo elaborado desde 2017, quando os moradores  dos conjuntos definiram uma pauta de ações de melhorias naquela região. Conforme o presidente da Associação de Moradores, José Fogaça, a horta, além de gerar mais entrosamento entre as famílias, fomentando o associativismo, vai propiciar uma alimentação mais saudável com legumes e verduras de qualidade. 

O presidente disse também que o projeto ficou mais evidente com a chegada da epidemia de coronavírus. “Os moradores tomaram a iniciativa e iniciamos o projeto na prática”, falou Fogaça. No local serão cultivados vários tipos de legumes e verduras como alface, couve, almeirão, repolho, cenoura, abóbora, mandioca, entre outras variedades. 

O morador de Mamborê, Renato Correia, membro da AMJJB, é um dos voluntários do projeto. Ele informou que para implantação da horta, o grupo visitou  a horta comunitária de Luiziana, que é referência na região. “Está horta é mais do que cultivo de verduras e legumes, é uma forma de associar as pessoas em objetivos comuns em prol da coletividade. A associação vai precisar de muita ajuda da comunidade”, disse Correia.  

Recentemente o prefeito da cidade, Ricardo Radomski (PSD), participou de uma reunião com membros da AMJJB e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso. Para o presidente da associação, José Fogaça, a implantação da horta comunitária é um sonho que está se realizando.