Atrações em comemoração aos 42 anos de Juranda iniciam nesta quinta
Juranda está em festa. Neste sábado (16), o município comemora 42 anos de emancipação político-administrativo. Porém atrações festivas já iniciam nesta quinta-feira (14) e seguem até domingo (17), todos com entrada gratuita, na praça central. Além disso, no último dia de festividades, haverá, ainda, a 1ª Corrida Rústica de Juranda “Caminho do Peabiru”.
A cidade inaugurou dezembro com vasta programação. Além das atrações em alusão ao aniversário da “Cidade do Milagre”, também teve chegada do Papai Noel e cavalgada, no início do mês. Já este final de semana é destinado especificamente às comemorações da nova idade do município.
O cronograma foi confirmado pelo secretário de Administração, Raul Deringer Júnior. O show de abertura começa nesta quinta-feira (14), com Luan Pereira. Na sexta (15), a animação do público ficará por conta de Fernandinho Lima. Em seguida, assume o palco a dupla Barreto e Campo Grande. Já no sábado (6), terá grande show com Carreiro e Capataz.
Na programação, haverá, ainda, a 1ª Corrida Rústica de Juranda “Caminho do Peabiru”, que será realizada domingo (17), às 9 horas. As festividades noturnas em comemoração ao aniversário da cidade seguem com show com a dupla João Bosco e Vinícius, nesse mesmo dia. Durante os 4 dias de shows, também terá Festival de Sabores, com barracas com comidas típicas, expositores, artesanato.
A prefeita Leila Miotto Amadei (PSD) convida toda a população e região a
participar das atrações. “Estão todos convidados para vir participar com a gente do quadragésimo segundo aniversário do município de Juranda”, diz.
Programação completa
Quinta-feira (14)
Show com Luan Pereira
Horário: 23 horas
Show com Fernandinho Lima
Horário: 22 horas
Sexta-feira (15)
Show com a dupla Barreto e Campo Grande
Horário: 23 horas
Sábado (16)
Show com a dupla Carreiro e Capataz
Horário: 23 horas
Domingo (17)
1ª Corrida Rústica de Juranda “Caminho do Peabiru”
Horário: 9 horas
Show com a dupla João Bosco e Vinícius
Horário: 23 horas
História do município
CConforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a população do município é formada por 7.771 habitantes. Juranda foi colonizada por imigrantes europeus. Foram descendentes das comunidades ucraniana, polonesa, italiana e alemã.
Com o passar dos anos, houve a miscigenação com os “brasileiros” vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil, em especial paulistas, mineiros, gaúchos e baianos. No final dos anos 1990, também chegaram algumas famílias de origem japonesa.
É um município fortemente agrícola. A partir de 2013, Juranda ficou nacionalmente conhecida como a “Cidade do Milagre”. Isso porque, nesse ano, um menino chamado Lucas – na época, com 5 anos –, caiu de uma janela de 6,5 metros, sofreu um trauma muito severo, sendo hospitalizado. Em pouco tempo, ocorreu a recuperação do garoto.
Com a inexplicável cura, a história dele foi considerada um milagre. Isso levou, inclusive, à canonização dos Pastorinhos de Fátima, os irmãos Francisco e Jacinta Marto, por intercessão atribuída a eles.
Atualmente, com projeto de turismo religioso e rural, para o município, enquanto gestão, a importância está nos eventos após o milagre, com a construção turística do projeto. Como parte da ação, está em vigor a produção de um longa-metragem no município que contará a história do milagre vivido por Lucas.