Barbosa Ferraz abre inscrições para o Castrapet no próximo dia 14
A prefeitura de Barbosa Ferraz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abre, a partir do dia 14 deste mês, as inscrições para a 1ª edição do Castrapet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – no município. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, 754 animais domésticos entre cães e gatos serão castrados no dia 4 de novembro. O investimento na cidade é de R$ 231 mil.
Famílias interessadas devem procurar a Secretaria de Agricultura da cidade munidas de RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, a carteira de vacinação do animal.
A prefeitura pede aos moradores que se porventura, houver algum animal de rua próximo de casa, para que o abriguem temporariamente por até 5 dias. “Essa ação é crucial para a realização da castração e para o controle da reprodução desenfreada de animais de rua, uma das principais causas do aumento dessa população no município”, ressaltou.
Este é o 4º ciclo do CastraPet Paraná, que inicia a partir de novembro. Nesta etapa, 11 municípios da região de Campo Mourão serão contemplados pela ação, além de Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Peabiru, Terra Boa, Campo Mourão, Luiziana, Mamborê, Campina da Lagoa, Goioerê, Ubiratã e Fênix estão na lista.
Ao todo, esse ciclo do projeto beneficiará 175 municípios. A estimativa é esterilizar 35.282 animais, entre cães e gatos. O Castrapet terá investimento de R$ 9,6 milhões nesta etapa. Com mais este ciclo, mais de 107 mil animais de 324 municípios estarão castrados desde o início do programa pela secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). São contemplados animais de famílias de baixa renda, organizações da sociedade civil ou de protetores independentes.
De acordo com a secretaria do Desenvolvimento Sustentável, além da promoção da saúde pública, a população beneficiada é orientada sobre a tutela responsável de cães e gatos. “A iniciativa não se limita apenas a controlar a reprodução de animais, almeja promover uma comunidade mais compassiva, desempenhando um papel crucial na sensibilização sobre a importância da esterilização e na prática da tutela responsável”, afirma a coordenadora técnica e fiscal do Castrapet, a médica veterinária Girlene Jacob. Segundo ela, ao reduzir a população de animais de ruas, a qualidade e a segurança das comunidades são melhoradas.