Beto Preto visita Iretama e prefeito pede celeridade na vacinação contra Covid-19

O Secretário Estadual da Saúde do Paraná (Sesa-PR), Beto Preto, cumpriu agenda na cidade de Iretama neste fim de semana. Na ocasião participou de uma reunião com o prefeito da cidade, Same Saab (PSD) e o procurador jurídico do município, Márcio Mattos. Discutiram sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

Same reforçou ao secretário a importância da celeridade da vacinação para toda a população para contenção do vírus. “Sabemos dos esforços e do trabalho do Governo do Paraná, sobretudo da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios para conter a Covid-19. Mas precisamos que a vacina chegue mais depressa aos municípios para a imunização em massa o mais rápido possível”, cobrou o prefeito, ao pedir ao secretário uma melhor distribuição das doses às cidades.

Na região da Comcam, vários prefeitos vêm questionando a quantidade de doses recebidas pelo Estado. Na última remessa distribuída aos municípios, Iretama, por exemplo, recebeu apenas 165 doses. “Assim como Iretama, nosso município vizinho de Nova Cantu também vem enfrentando a mesma dificuldade. Acredito que isso tenha a ver com a estimativa do IBGE, mas reforçamos ao Governador Ratinho que olhe aos municípios para corrigir este desequilíbrio”, ressaltou.

O secretário Beto Preto, reforçou a parceria com o município no combate à Covid-19. Elogiou as ações implementadas pela administração do município contra a pandemia, e disse que levará as demandas apresentadas pelo prefeito ao Governador do Estado. Na ocasião, o secretário lembrou que o Paraná recebe nesta segunda-feira (19), do Ministério da Saúde, mais 141 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o que possibilitará aos municípios que prossigam com a imunização.

Ele ressaltou que com o avanço da vacinação, o Paraná começou a criar um ‘escudo coletivo’ contra a Covid-19. “Nossa luta desde o início é para isso. Já tivemos fases piores e fases não tão ruins, mas o fato é que a pandemia mudou radicalmente a vida de todos, e nós queremos a nossa vida normal de volta. Claro, trabalhamos o tempo todo para ter vacinas, para vacinar e atingir os objetivos”, destacou.

Beto Preto afirmou ainda que se o Paraná tivesse recebido as vacinas já no ano passado, teria já ‘feito o dever de casa’, porque tem capacidade de vacinar muita gente ao mesmo tempo. “Trabalhamos com as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que nas últimas semanas enviou um número um pouco maior de doses. Com muita agilidade, distribuímos esses imunizantes aos municípios, que por sua vez, têm feito um grande trabalho na vacinação da população”, falou.

Da nova remessa que o Estado receberá, são 88.200 doses do imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan) e 52.800 da Covishield (Oxford/AstraZeneca), as últimas adquiridas através do consórcio Covax Facility. Os dois lotes fazem parte de uma remessa de 453,7 mil vacinas com envio confirmado para o Estado ainda nesta semana. A Coronavac será utilizada para aplicação no público geral, de 18 anos a 59 anos, sendo que metade do lote ficará separada para a segunda dose. As da AstraZeneca também são voltadas para dar continuidade à vacinação da população em geral.

Ao todo, o Ministério da Saúde prevê encaminhar nesta semana 1.036.706 doses de vacinas às 27 unidades da Federação. Até o momento, a pasta distribuiu 154,7 milhões de doses em todo o Brasil. O Paraná já recebeu 8,5 milhões de vacinas, sendo que quase 7 milhões de doses já foram aplicadas na população.

“Só temos a agradecer a visita do secretário ao município para acompanhar a situação de perto. Estamos otimistas com relação à vacina. E que as coisas possam voltar à normalidade após a população imunizada”, acrescentou Same. O prefeito pediu ainda a contribuição da população no enfrentamento à pandemia. “Use máscara de proteção e evite aglomerações. Mesmo quem já vacinou deve continuar cuidando, só assim vamos vencer esta luta”, falou.

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Iretama, a cidade acumula 971 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 906 pacientes estão recuperados. Casos ativos somam 49, além de outros 65 suspeitos. Além disso, a cidade tem ainda 245 moradores monitorados pela Saúde. 16 pessoas perderam a vida para a Covid-19 em Iretama. “Mortes que talvez poderiam ser evitadas caso a vacina tivesse chegado antes”, observou Same.