Boa Esperança comemora 60 anos com shows no fim de semana; confira
O fim de semana será com festa em Boa Esperança. A cidade, que vive o clima de Natal, estará comemorando 60 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (14). Para não deixar a data passar em branco, a prefeitura organizou uma programação com shows artísticos abertos ao público em geral.
O primeiro será no sábado (14), dia do aniversário da cidade. Subirá ao palco Barreto & Campo Grande. Já no domingo (15), haverá show com Pedro Sanches e Thiago. A programação acontece no Parque do Lago Municipal, com entrada franca à população.
Dentro da programação de aniversário, a cidade está recebendo também passeios do trenzinho de Natal. Também nesta sexta-feira (13), o município promoverá a chegada do Papai Noel e fará o acendimento das luzes natalinas, dando início a abertura oficial de Natal. O evento será na Praça Orlando Poppi. Em seguida, iniciam os passeios com o trenzinho.
Houve também a chegada do Papai Noel, nessa terça-feira (10), nos Distritos de Paranaguaçu e Alto Palmital que também recebem o trenzinho. O prefeito da cidade, Joel Buscariol, reeleito para a próxima gestão, convida a população a participar da programação natalina no município. Ele ressaltou que o município ‘preparou tudo com muito carinho’. “O momento é de confraternização entre o nosso povo e as famílias. Que todos aproveitem a nossa programação da melhor maneira possível”, falou o gestor.
Boa Esperança
De acordo com estimativa populacional do IBGE, divulgada neste ano, Boa Esperança tem 4.622 habitantes. Conforme registros históricos, os pioneiros do município enfrentaram inúmeras dificuldades nos primeiros tempos de desbravamento da mata que cobria o território do atual município. O pior de tudo, no entanto, era a condição de trafegabilidade. Um desastre. No período das chuvas as estradas ficavam intransitáveis, surgindo inclusive o primeiro nome da localidade: Barreiro do Oeste.
As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras. Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal. A Lei Estadual n.º 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste.
Por meio da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.