Boa Esperança, Peabiru e Quinta do Sol comemoram aniversário neste sábado

Os municípios de Boa Esperança, Peabiru e Quinta do Sol comemoram aniversário neste sábado (14). Com exceção de Quinta do Sol que adiou a programação festiva por conta dos estragos das últimas chuvas, as demais cidades terão programação.

Em Boa Esperança, que completa 60 anos de emancipação político-administrativa, para não deixar a data passar em branco, será realizado show neste sábado com Barreto & Campo Grande. Já no domingo (15), show com Pedro Sanches e Thiago. A programação acontece no Parque do Lago Municipal, com entrada franca à população.

Dentro da programação de aniversário, a cidade está recebendo também passeios do trenzinho de Natal. Nessa sexta-feira (13), o município promoveu a chegada do Papai Noel e fez o acendimento das luzes natalinas, dando início a abertura oficial de Natal.

O prefeito da cidade, Joel Buscariol, reeleito para a próxima gestão, convida a população a participar da programação festiva do município. “O momento é de confraternização entre o nosso povo e as famílias. Que todos aproveitem a nossa programação da melhor maneira possível”, falou o gestor.

De acordo com estimativa populacional do IBGE, divulgada neste ano, Boa Esperança tem 4.622 habitantes. Conforme registros históricos, os pioneiros do município enfrentaram inúmeras dificuldades nos primeiros tempos de desbravamento da mata que cobria o território do atual município. O pior de tudo, no entanto, era a condição de trafegabilidade. Um desastre. No período das chuvas as estradas ficavam intransitáveis, surgindo inclusive o primeiro nome da localidade: Barreiro do Oeste.

As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras. Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal. A Lei Estadual n.º 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste.

Por meio da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

Peabiru

Em Peabiru, que completa 72 anos, haverá apenas um show na praça central da cidade neste sábado com a dupla Mayck & Lyan, a partir das 20h30. Desmembrado de Campo Mourão em 1951, Peabiru recebeu esse nome em razão do lendário caminho usado por povos nativos, aventureiros, portugueses, espanhóis, Jesuítas e Bandeirantes. Em tupi-guarani signica “caminho amassado”.

Peabiru completa 72 anos com show da dupla Mayck & Lyan

Segundo historiadores, em 1942 Peabiru ganhou sua planta urbana e em 1948 teve a primeira missa rezada na propriedade dos Boricas, próximo ao antigo Cemitério. A igreja em madeira e depois o imponente templo em alvenaria marcava Peabiru do ano de 1950.

Projetada para ser grande, ruas largas, 30 mil habitantes, ia até os barrancos do Rio Paraná. Com a geada de 1975 e a década perdida de 1980, perdeu metade de seus habitantes. Conforme estimativa populacional do IBGE de 2024, Peabiru tem 13.496 habitantes.

Quinta do Sol

Quinta do Sol também completa 60 anos de emancipação político-administrativa neste sábado. No entanto, em função das festividades na cidade que seriam realizadas neste final de semana, o feriado municipal foi transferido para a segunda-feira (16) e mantido pela prefeitura, mesmo com o adiamento da Exposol.

Quinta do Sol completa 60 anos de emancipação político-administrativa. Feriado foi transferido para a segunda-feira (16)

Segundo o prefeito da cidade, Leonardo Romero, mesmo com a suspensão da Exposol, as atrações estão confirmadas. Toda a programação será remarcada para o início do próximo ano, em data ainda a ser anunciada. A mudança ocorre devido as fortes e constantes chuvas que atingem a região. A Exposol contará com shows nacionais com entradas gratuitas ao público e o tradicional almoço com Leitão ao Fogo de Chão. As atrações musicais confirmadas são o grupo Traia Véia e a dupla sertaneja Diego e Arnaldo. Também haverá ampla praça de alimentação, parque de diversões para todas as idades e estacionamento.

Segundo dados do IBGE, estimativa 2024, Quinta do Sol tem 5.060 habitantes. O município é a Capital Paranaense do Folclore, reconhecido por lei estadual. É conhecido também como a cidade dos astros, já que suas ruas e avenidas levam nomes de planetas, estrelas e constelações.

Instalado como município em 14 de dezembro de 1964, Quinta do Sol foi desmembrado de Fênix. O nome tem origem em sua colonização portuguesa. A palavra “quinta” em Portugal significa “grande fazenda” e “sol” vem da escala musical (a quinta nota).

No brasão do município há a representação de uma propriedade rural e a notação musical de uma clave de sol. A cidade também é marcada pela forte colonização japonesa, paulistas, mineiros e nordestinos, que vieram para a região atraídos pela cultura do café e hortelã nas décadas de 1950 e 1960.