Brigadistas da região recebem capacitação para combate a incêndios

Brigadistas dos municípios de Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Engenheiro Beltrão, Fênix, Iretama, Luiziana, Quinta do Sol e Roncador participaram de um curso de capacitação de combate a incêndios florestais. A capacitação foi realizada na cidade de Roncador.

Nos treinamentos, os brigadistas tiveram conteúdo abrangendo noções sobre prevenção e teoria de propagação do fogo em florestas, além de técnicas e táticas para o combate a incêndios florestais e ambientais.

Os treinamentos foram executados levando em conta o deslocamento dos servidores de acordo com a abrangência de cada uma das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpedec), com turmas de até 30 pessoas.

Todos os servidores receberam um kit completo com equipamentos de proteção individual (EPI), como capacete, óculos, luvas e bandana, e das ferramentas de trabalho como abafadores, sopradores e material para fazer aceiros (área em que se retira a vegetação para prevenir a passagem ou propagação do fogo).

No total, o Estado capacitou 100 municípios que possuem ou estão próximos das 73 Unidades de Conservação (UCs) estaduais, gerenciadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), ou que possuam próprias áreas de proteção ambiental, contam agora com equipes treinadas para auxiliar no combate a incêndios florestais e ambientais.

Eles podem reduzir o tempo de resposta até a chegada do Corpo de Bombeiros em locais de incêndio. Ao todo 540 pessoas participaram do curso de 16 horas realizado em dois dias, com aulas teóricas e atividades práticas. A Força-Tarefa de Combate a Queimadas ofereceu aulas em todas as regiões do Estado em parceria entre a Defesa Civil Estadual e o CBMPR.

Kit picape

O governo estadual também vai fornecer para as prefeituras um kit picape, equipamento com bomba e reservatório com capacidade para 400 litros de água que pode ser usado na carroceria de caminhonetes para o combate direto ao fogo em locais de difícil acesso.