Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Roncador

Os trabalhadores residentes no município de Roncador, na região da Comcam, podem solicitar a até o próximo dia 3 de abril o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação foi feita em decorrência de enchentes que atingiram a cidade no ano passado causando prejuízos às famílias.

De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, para ter acesso ao recurso, é necessário que o trabalhador possua saldo na conta do FGTS. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.

Moradores que tiverem direito ao auxílio podem fazer a solicitação pelo Aplicativo FGTS no celular sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao fazer a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custos.

Como solicitar

Para solicitar o saque no App FGTS é: “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência.

Os documentos necessários para o saque são: carteira de identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento; selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto e comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros) emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Na ausência de comprovante de residência, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada. O trabalhador também poderá apresentar declaração própria contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Essas informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do Governo Federal. Além disso, é necessário apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro.

Além de Roncador, o auxílio foi liberado também no Paraná a moradores dos municípios de Barracão, Cafezal do Sul, Cândido de Abreu, Capitão Leônidas Marques, Dois Vizinhos, Ipiranga, Itaipulândia, Lidianópolis, Rebouças, Rio Azul, Santa Maria do Oeste.

Serviço

Mais informações sobre o Saque Calamidade, inclusive com a lista vigente de municípios habilitados, podem ser obtidas no site: https://www.fgts.gov.br/Paginas/trabalhador/saque-calamidade.aspx