Caminho Iniciático de Santiago de Compostela volta à discussão de prefeitos e lideranças

A implantação do Caminho de Santiago de Compostela, rota de cerca de 100 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix, foi novamente tema de encontro entre prefeitos atuais e eleitos para a próxima gestão. A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (19), no Centro Catequético de Campo Mourão. É o segundo encontro para tratar do tema em menos de um mês. O primeiro aconteceu no dia 31 de outubro, na sede da Comcam.

Após a reunião desta terça, os gestores fizeram uma vistoria na rota do projeto. Participaram do encontro, o prefeito eleito de Barbosa Ferraz, Carlos Caxão e de Fênix, Junior Molina. O atual prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano e a vice-prefeita de Barbosa Ferraz, Lucinette Sanches, reeleita para o próximo mandato, também participaram.

A reunião teve ainda a presença do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira; do coordenador Diocesano Padre Wesley Almeida; e do Cavalheiro do Caminho, Ruben Moyano e do Capelão, Padre Gaspar Gonçalves da Silva. Na reunião, os prefeitos destacaram o potencial do projeto para o turismo religioso na região e cobraram mais agilidade do Estado em apoio aos municípios. O produtor rural Antônio Gancedo, incentivador do projeto, também participou do evento com demais lideranças de Corumbataí do Sul.

Na reunião realizada no último dia 31 na Comcam, os gestores já tinham cobrado a liberação de recursos e o apoio prometido pelo Governo do Paraná para que a rota saia do papel e seja efetivamente implantada na região. O projeto, com o plano diretor, já está pronto. Foi apresentado ao Governo do Paraná há mais de um ano na expectativa de o governo definir detalhes, aprovar e liberar o dinheiro para as ações efetivas. Porém, os prefeitos ainda estão no aguardo dos recursos.

Na ocasião, o deputado estadual e secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, foi representado por um de seus assessores na reunião. Ele informou que o secretário confirmou o repasse de recursos em apoio ao projeto até o mês de dezembro e que o repasse deveria ser feito à região via Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam).

Caminho Iniciático de Santiago

Uma rota de cerca de 100 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix será o trajeto de iniciação para o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, que há pelo menos um milênio recebe peregrinos na Espanha. O convênio para a implantação do chamado Caminho Iniciático de Santiago no Paraná, o primeiro fora da Europa neste formato, foi assinado em julho de 2022 pelo Governo do Paraná.

A partir deste acordo, foi estipulado um prazo de até quatro anos para Estado e municípios, com apoio da iniciativa privada, consolidarem a rota, que precisa contar com sinalização-padrão e cumprir com outros requisitos exigidos pela Asicotur. O primeiro passo era a criação de um plano-diretor (já entregue pela região ao Governo do Paraná) para organizar o que será feito para a implantação.

Referente à sinalização, a Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (Adeturs), já fez três orçamentos neste ano para a instalação de placas, prevendo um investimento de cerca de R$ 90 mil. Serão instaladas, no trajeto de 100 quilômetros, 271 placas.