Campanha em Roncador arrecada recursos para refugiados da Ucrânia

Uma campanha na cidade de Roncador, coordenada pelo secretário de Administração do município, Eurico Machado, levantou fundos para ajuda humanitária aos atingidos pela guerra no País da Ucrânia. A ação conseguiu arrecadar R$ 4 mil.

O valor será depositado na conta do projeto Cáritas e aplicado na ajuda às pessoas refugiadas da Ucrânia. A entrega oficial da arrecadação foi feita nessa segunda-feira (30), no gabinete do prefeito Vivaldo Lessa, por participantes da ação, ao padre Preschasniuk, da paróquia São Nicolau, irmã Zenóbia Michalichen, diretora da Escola Nossa Senhora das Graças, e a representante da associação Vesná, Rafaela Assis Korpan.

“Só temos a agradecer o Eurico, nosso secretário de Administração que convocou os servidores municipais, especialmente os cargos comissionados, que participaram desta campanha. Muito obrigado”, disse o prefeito Vivaldo Lessa, ao prestar solidariedade ao povo ucraniano. “Que esta guerra cesse logo para que o povo ucraniano possa reconstruir a vida. Nós e toda a comunidade ucraniana de Roncador estamos sofrendo daqui por eles”, falou o gestor.

Rafaela Korpan, comentou que o valor arrecadado é expressivo e será bem aplicado para ajudar os refugiados da Ucrânia. “Queremos agradecer o prefeito Vivaldo e todos que ajudaram contribuindo para esta causa. Conseguimos um valor significativo. Tenho certeza que será bem investido”, falou.

Da mesma forma agradeceu o padre Preschasniuk. “Agradecemos de coração a população que contribuiu. O valor será entregue ao nosso bispo que dará os devidos prosseguimentos. A guerra não é boa para ninguém. Estamos sensibilizados com este problema. Vamos pedir a Deus que cesse logo”, frisou o religioso.

De acordo com o secretário de administração, Eurico Machado, a campanha continua aberta. Quem quiser participar pode procurá-lo na prefeitura. “Que Deus abençoe nossos irmãos da comunidade de Roncador e também da Ucrânia”, falou.

Cáritas

A Cáritas Brasileira, entidade a qual será depositado o valor arrecadado com a campanha em Roncador, foi fundada em 12 de novembro de 1956. É uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.