Campanha ‘Novembro Azul’ reforça cuidados com a saúde do homem
O mês de novembro traz com ele a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, no conhecido movimento “Novembro Azul”. A campanha, entretanto, vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral. Nesse contexto, a Secretaria da Saúde de Campo Mourão reforça a importância de a população masculina manter uma rotina de cuidados e prevenção de doenças.
Para isso, a Saúde vai estender em Campo Mourão o horário de atendimento no dia 6 de novembro, das 16 às 20 horas, em todas as Unidades de Saúde. O atendimento inclui solicitação de exames, atualização de cadastro do cartão SUS, vacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, atendimento odontológico e orientações gerais.
No Serviço de Atendimento Especializado (SAE), serão realizados testes rápidos durante todo o mês. No dia 5, no Centro de Especialidades do Lar Paraná, haverá sensibilização sobre saúde do homem e divulgação dos atendimentos das UBS. No dia 12, às 14 horas, será promovida uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, com o médico Mateus Porcu sobre saúde do homem. Dia 19, às 13h30, no mesmo local, cortes de cabelo em parceria com a Barbearia Mourão, e dia 22, às 13h30, passeio no Parque do Lago.
O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), vai realizar no dia 22, das 14 às 16h30, palestra sobre saúde do homem, além de teste rápido, solicitação de exames de sangue, distribuição de brindes e café da tarde.
O CAPs Infanto Juvenil promoverá duas oficinas com os grupos atendidos e atividades artesanais no dia 20 de novembro, focadas na data da Consciência Negra. No dia 21, às 13h30, palestra com a psicóloga e mestranda em Psicologia Antirracista Sirlene Souza. “Nosso atendimento é permanente, mas aproveitamos essas campanhas para intensificar ações e esperamos contar com a participação da população”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.
A Campanha
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O movimento tem também como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e à identificação do câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.
A principal causa de mortalidade de homens está relacionada às causas externas, como acidentes de trânsito e homicídios. A segunda causa abrange as doenças do coração. E a terceira causa de mortalidade em homens é o câncer de próstata.