Candidato à prefeitura da região precisará de só 1 voto para ser eleito
O prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato (PSD), foi oficializado candidato à reeleição à prefeitura nas eleições de 6 de outubro deste ano. Sua candidata a vice é Daiane Amaral (PP), a “Neguinha do Sindicato”. Xandão é candidato único, fato histórico em Corumbataí do Sul. Para se eleger ele precisará da maioria absoluta dos votos, excluídos os votos brancos e nulos. Ou seja, apenas de um voto. Pode ser, inclusive, o dele próprio.
A convenção partidária que aclamou Xandão e “Neguinha” à majoritária foi realizada na noite dessa quinta-feira (25), na Associação dos Funcionários Públicos de Corumbataí do Sul (ASSECOR), reunindo em torno de 400 participantes, entre apoiadores e militantes políticos. A convenção reuniu também membros (PP) e (PL), que farão coligação com o candidato. As eleições municipais de 2024 ficarão marcadas na cidade pela união do grupo político.
O grupo de Xandão lançará 28 candidatos à Câmara Municipal. Ele tem ainda o apoio de todos os atuais vereadores do município e dos partidos Avante, PT, MDB e PDT, que não lançarão candidatos ao Executivo.
Já praticamente eleito, caso não ocorra nenhuma ‘zebra’ de algum partido voltar atrás e registrar candidatura à prefeitura (o prazo é até dia 15 de agosto), o político tem ainda o apoio dos deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Marcio Nunes (PSD), Maria Victoria (PP) e federais Luisa Canziani (PSD) e Ricardo Barros (PP), atualmente secretário de estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.
A coligação de Xandão foi denominada de “Unidos Somos Mais Fortes”. Atualmente o vice-prefeito dele é Elias Fernandes.
Disputa em 2020
Em 2020, “Xandão” foi eleito prefeito da cidade com 69,93% dos votos. Foram 2.049 votos no total. Ele derrotou Osney Picanço, que ficou em segundo lugar com 22,01% (645 votos). Xandão tem 53 anos, é casado, tem ensino médio completo e é servidor público municipal de carreira.