Carreta com ‘mega’ tanque quase enrosca em viaduto em Campo Mourão
Uma carreta com um ‘mega’ tanque, com capacidade para 650 mil litros de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), por pouco não enroscou no viaduto da rodovia PR-487 entre Campo Mourão e Luiziana, na tarde desta terça-feira (23). O viaduto tem 5 metros de altura.
O caminhão, pertencente à empresa “Megatranz” estava com o tanque vazio. Segundo informou o controlador de tráfego de escolta do veículo, ao radialista de Luiziana, Carlos Costin, a carreta saiu de Paulínia, no interior de São Paulo, com destino a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde carregará com gás.
Para conseguir passar sob o viaduto, o tanque que é estacionário, teve de ter os eixos rebaixados. Ele passou praticamente arrastando na estrutura de cimento. A manobra paralisou o trânsito por alguns minutos, gerando, inclusive, uma grande fila de veículos.
O veículo tem autonomia para andar apenas 100 quilômetros por dia e trafega a uma velocidade de apenas entre 20 a 35 quilômetros por hora, devido ao peso da composição. Para se ter ideia, com o tanque vazio, a carreta pesa em torno de 160 toneladas. O veículo tem 53 metros de comprimento e 4,5 de largura.
Considerando a distância entre as cidades de Paulínia e Ponta Porã, de 1,1 mil quilômetros, o veículo vai levar em média 11 dias até chegar ao destino final e mais 11 dias para o retorno à cidade de partida, perfazendo 22 dias.
GLP
Mas afinal, o que é GLP? O Gás Liquefeito de Petróleo (daí vem a sigla GLP) é famoso por sua versatilidade de aplicações. No cenário residencial, o gás de cozinha é usado por milhares de brasileiros. Comumente encontrado nos botijões de 13 quilos também pode ser comercializado em recipientes muito maiores, como aqueles utilizados no meio industrial, comercial e residencial, ou em pequenos e médios negócios, como padarias, restaurantes, pizzarias, motéis e hotéis. O gás GLP também marca presença forte no agronegócio, apresentando elevados níveis de eficácia e economia.
O GLP é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo. A sua principal característica é o estado líquido quando submetido a um certo grau de pressão, e retorna ao estado gasoso quando precisa ser utilizado. Ele é obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C.