Casos de Covid-19 voltam a subir e preocupa Saúde em Barbosa Ferraz
Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) e medidas de enfrentamento adotadas pela administração municipal de Barbosa Ferraz, o município conseguiu controlar nos últimos dias o avanço do vírus. Porém, parte da população voltou a relaxar com a prevenção e as confirmações voltaram a subir. Para se ter ideia, no dia 14 de julho, a cidade tinha apenas 11 casos ativos. Mas nesta segunda-feira (26), chegou a 31. Somente ontem, foram 9 novos casos registrados. Pode não parecer muito, mas para o tamanho da população de Barbosa Ferraz, estimada em 11.426 pessoas, é um número significante.
“O aumento dos casos ativos da Covid-19 no nosso município é muito preocupante. Além de nossos profissionais estarem desgastados, já é mais de um ano e meio de pandemia. Além disso, estamos com nosso hospital em reforma. Uma parte da população relaxou com festas e aglomerações, luais clandestinos que estão acontecendo durante as madrugadas”, lamentou o secretário de Saúde da cidade, Leandro de Melo Silva. Melo pede a colaboração da população. Ele diz que o prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, não quer fechar o comércio novamente. “Nós da Saúde também não queremos isso. Esta medida, pelo menos por enquanto não faz parte da estratégia do município. Por isso pedimos encarecidamente aos moradores que se cuidem. Que façam sua parte”, conclamou.
O secretário afirmou que a situação é delicada, já que os casos estão ‘aumentando muito’. Ele lembrou que atualmente, 80% da população de Barbosa Ferraz está imunizada com a primeira dose da vacina e, que, nos três próximos meses, todas estas pessoas estarão com o ciclo de vacina completo, recebendo a segunda dose.
“Em outros países que atingiram este percentual de vacinação, a população já leva uma vida normal. O que poderá acontecer em nosso município daqui a três meses com a população recebendo a segunda dose. Isso significa que estamos no caminho certo da vacinação. Mas até lá devemos cuidar. Cada um tem que fazer sua parte”, pediu. Silva acrescentou que hoje os casos ativos no município atingem principalmente pessoas jovens, ainda não vacinadas. Ele voltou a pedir à população cuidado redobrado para que a cidade possa tão logo ‘voltar ao normal’.
Números oficiais
De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Barbosa Ferraz, a cidade tem 1.316 casos acumulados de Covid-19 desde o início da pandemia. Destes, 1.246 infectados já estão curados. Casos suspeitos são 3; ativos, 31; moradores em isolamento domiciliar, 34. A cidade perdeu 39 vidas para a doença.
O município é o que mais está avançado com a vacinação da população em geral. Atualmente está imunizando moradores na faixa etária dos 29 anos. A orientação, em casos de síndromes gripais, é que o morador procure a unidade de saúde anexa ao Hospital Municipal, antigo Samu. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Para mais informações, o telefone para contato é: (44) 3275-2091.