Castrapet vai castrar 200 animais entre cães e gatos na cidade de Fênix
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet Paraná, vai fazer a castração de pelo menos 200 animais entre cães e gatos na cidade de Fênix, no próximo dia 7 de abril. Serão contemplados animais de famílias de baixa renda, cães em situação de rua, principalmente fêmeas de grande porte e animais da ONG da cidade.
O município, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com uma ONG Protetora dos Animais, está percorrendo residências com animais para fazer a triagem das famílias beneficiadas e também das condições dos bichos.
“Estamos fazendo essa triagem para checar o estado de saúde dos animais. Alguns podem estar com a doença do carrapato, anemia, sarna, ou algum tumor mamário e, quando chega no dia da castração, são reprovados neste critério. Se isso acontece, a gente perde a vaga. Por isso, estamos passando nas residências, verificando os animais e onde realmente está a necessidade”, informou a voluntária da causa animal no município, Marisa Algayer, ao elogiar a atuação da atual administração para o problema.
“O município está fazendo um trabalho maravilhoso em relação ao problema. E se tudo correr bem, vamos atender nos próximos quatro anos todos os animais em situação com castrações, eliminando todo e qualquer sofrimento deles”, complementou Marisa.
Ela exemplificou que somente uma cachorra de grande porte em situação de rua pode dar à luz a até 15 filhotes. Por isso, esses animais estão entre os prioritários do programa no município. Marisa explicou que das 200 vagas, 10 são para felinos, sendo 50 para machos e 50 para fêmeas; e 100 para cães (50 machos e 50 fêmeas). “Temos a necessidade de castrar tanto machos quanto fêmeas. Faz parte dos critérios do Castrapet”, acrescentou.
Este será o 4º ciclo do Castrapet no Paraná, que teve início em novembro do ano passado e vai atender 35 mil animais. Na região de Campo Mourão, mais de 1 mil animais serão contemplados nesta fase. Além de Fênix, serão atendidos os municípios de Campina da Lagoa, Goioerê e Ubiratã. Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz, Peabiru, Terra Boa e Mamborê já foram contemplados nesse ciclo com castrações entre abril e dezembro do ano passado.
Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Paraná para promover o desenvolvimento dos municípios, o programa terá investimento nesta etapa de R$ 9.625.000,00. Ao fim deste ciclo, o Castrapet Paraná terá atendido mais de 107 mil animais de 324 municípios (81% do Estado) desde que foi implementado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A proposta contempla exclusivamente pets da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes. Além da promoção da saúde pública, a ação é direcionada à educação sobre a tutela responsável de cães e gatos.
Castrações na região
• 30 de março
Campina da Lagoa
• Abril
Dia 1º – Campina da Lagoa
Dia 2 – Goioerê
Dia 3 – Goioerê
Dia 4 – Ubiratã
Dia 5 – Ubiratã
Dia 7 – Fênix