Caxão compromete-se com ‘transparência e dedicação’ se eleito prefeito de Barbosa

Em continuidade à série de entrevistas feita pela TRIBUNA com os candidatos às prefeituras da Comcam, o nome divulgado nesta terça-feira (17), considerando ordem alfabética das cidades e dos candidatos, é Carlos Caxão (PSD), de Barbosa Ferraz. No município, dos três concorrentes, apenas a candidata Marinalva Carvalho (PP) não retornou com as respostas da entrevista no prazo estipulado pelo jornal. Assim, após esta, a reportagem da candidata Débora Carvalho (União) será a próxima da série a ser divulgada.

A coligação “Barbosa Ferraz no Caminho do Desenvolvimento”, de Caxão e sua candidata a vice, Lucinette da Silva Sanches (PL) – atual vice-prefeita do município –, recebe apoio dos seguintes partidos: PSD, PSB, PL, MDB e Federação PSDB Cidadania. Desses, há três chapas de candidatos concorrendo ao cargo de vereador: o PSD e o Cidadania, com nove, cada, e o MDB, com oito.

Faltando 20 dias para as eleições, que serão em 6 de outubro, o candidato informou que a campanha eleitoral está indo muito bem. “Temos um grupo forte que está nos apoiando e um grupo de coordenadores que também que está nos ajudando”, falou.

Uma das prioridades levantadas por Caxão é promover a melhoria na qualidade de vida dos barbosenses, por meio de “uma gestão transparente, com muita dedicação e uma gestão que vai fazer a diferença na vida das pessoas”. Ele, que já foi prefeito da cidade vizinha Corumbataí do Sul por dois mandatos, diz que sua chapa está preparada para conduzir Barbosa também. “Eu vejo que a gente pode fazer uma transformação muito grande aqui em Barbosa Ferraz”, afirmou.

Entre as principais propostas, o candidato frisou a exploração de atividades como costura e crochê, lembrando que o município é hoje considerado a Capital Paranaense de Crochê, bem como ressaltou que atuará fortemente em áreas como infraestrutura e agricultura. Ele também pretende regionalizar o Hospital Municipal. Confira a seguir as perguntas e as respostas do candidato a respeito da candidatura e de algumas das propostas dele.

Tribuna do Interior – Quem é Carlos Caxão e qual a sua formação acadêmica?

Carlos Caxão – Eu sou uma pessoa do bem, que gosta de estar sempre no meio do povo. Sou casado, tenho três filhos e dois netos. A minha motivação de estar na política é por estar representando o município. Tenho como ideais fazer o bem para a população, sempre buscando um bem-estar na vida de todos. Barbosense de coração, eu cheguei aqui com 3 anos de idade. Sou formado em Administração pelo Centro Universitário Integrado.

Comente um pouco sobre a sua atuação na vida política ao longo do tempo e quais são as suas pretensões para os próximos anos.

Eu tenho muita experiência na vida pública. Eu já fui prefeito em Corumbataí do Sul por dois mandatos, então, tenho oito anos de administração pública. Fui presidente do Ciscomcam por dois mandatos e também estava até o mês passado no governo. Então a gente tem uma experiência muito grande e um apoio muito grande. Nós temos um apoio hoje, além do governo do estado, do secretariado, dos deputados. E eu tenho certeza que vai juntar essa experiência minha com esses apoios lá em cima e vamos fazer uma grande gestão para Barbosa Ferraz em todas as áreas, contando com esse apoio, que eu tenho certeza que vai fazer diferença.

Por que colocou o seu nome na disputa para a prefeitura de Barbosa Ferraz?

Coloquei meu nome na disputa por ver uma grande chance de eleição, por estar representando um grupo de lideranças que estão me apoiando e para fazer a diferença na cidade, deixar um legado muito forte de infraestrutura e qualidade de vida das pessoas. Também vou ter muito apoio do governo estadual, dos deputados e governo federal. Então, eu coloquei meu nome por esses motivos, e eu vejo que a gente pode fazer uma transformação muito grande aqui em Barbosa Ferraz.

Como foi elaborado seu plano de governo?

Foi feito um estudo das demandas do município e colhendo algumas informações também da população.

Como avalia o município de Barbosa Ferraz atualmente?

O município de Barbosa Ferraz tem uma grande estrutura em praticamente todos os setores, como na saúde, na educação, no esporte. E eu tenho certeza que a gente vai ter uma luta muito grande para estar melhorando todas essas estruturas, principalmente na área da saúde e na área da agricultura também.

Quais são suas principais propostas para o desenvolvimento econômico do município?

Nós vamos fomentar o que temos aqui hoje. Hoje Barbosa é a Capital Paranaense do Crochê, e eu vejo que tem um grande potencial a ser explorado nessa área, no crochê, junto à costura, e planejamos estar fomentando isso, trazendo cursos para as pessoas se prepararem para a gente trazer mais empresas e virar um polo grande na parte da costura e do crochê. Também a gente vai apoiar muito a agricultura, trazendo um apoio forte, para ela virar a nossa indústria. A indústria de Barbosa Ferraz hoje é a agricultura, então, vamos trabalhar muito forte em cima da agricultura também.

Como pretende melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo ruas, saneamento e transporte?

Nós vamos trabalhar muito forte na questão da infraestrutura. Já tem um compromisso do governador, que vai nos ajudar, principalmente na parte de infra. Nós vamos ter um projeto aqui para deixar Barbosa Ferraz 100% pavimentada. A questão do saneamento também vamos fazer um trabalho forte para a gente tentar resolver praticamente 100% em saneamento. E estamos fazendo um estudo para ter transporte entre os distritos, pelo menos, duas vezes por semana, para as pessoas virem no médico, fazer a sua parte de saúde e também para fazer suas compras no nosso comércio.

Quais são suas estratégias para enfrentar os desafios da saúde pública na cidade?

A saúde aqui nós temos uma estrutura muito grande, inclusive com hospital. Um dos meus projetos é regionalizar esse hospital para trazer mais verbas do governo do estado com especialidades, nós atendermos algumas especialidades aqui para a região toda e trazendo assim mais dinheiro para atendermos melhor a nossa população também. Então, uma estrutura que é muito grande e nós vamos estar trabalhando muito forte em cima disso, trazendo mais médicos, enfim.

Como planeja lidar com a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?

A questão da nossa educação é manter a qualidade. Hoje temos uma boa qualidade na educação. Queremos melhorar nossa merenda escolar e trazer infraestrutura para as nossas escolas, todas com ar-condicionado, para o melhor aprendizado, com esse mundo hoje globalizado da informática. Então, vamos fazer um trabalho muito forte em cima disso.

Que medidas pretende adotar para garantir a segurança pública e reduzir a criminalidade?

Vamos fazer uma parceria grande com a polícia civil e militar e também câmeras de segurança. A gente quer fazer um trabalho de trazer um sistema de câmera de segurança para que tenha essa parceria entre município e polícia militar e polícia civil. Então, vamos fazer um trabalho bem-feito na questão de câmeras para que tenhamos uma segurança melhor.

Qual é o seu plano para o enfrentamento das questões ambientais e de sustentabilidade local?

A questão ambiental aqui seria que a gente vai focar muito em cima de um aprendizado escolar, mostrando para as crianças a importância dos cuidados do meio ambiente, junto às escolas. Questões do nosso lixão, fazer um trabalho para suprir todas as necessidades aqui do município. Também a questão do descarte dessas sobras de obras, fazendo um local específico e ver a viabilidade de estar reaproveitando essas sobras de materiais. De repente, trazer uma máquina para moer, para ir para o próprio município e reutilizar isso em calçadas, enfim. Seria mais focado nessa parte de utilização também desses restos de construção.

Como pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?

Dando aberturas. Hoje temos a mídia social, a gente está ouvindo as demandas dos cidadãos e tentando fazer o possível para que sejam supridas todas essas demandas. E na transparência, hoje temos o Portal da Transparência, passando todas as informações, além das necessárias, que são as oficiais do Tribunal de Contas, a gente está mostrando isso para população. A questão da transparência eu vejo que é muito importante. Os munícipes têm que saber o que está acontecendo no município. Então, a gente vai fazer um trabalho para demonstrar isso, via rede social, via rádio, enfim, todos os meios para mostrar o que está acontecendo dentro do município.

Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?

A gente vai fazer uma parceria com as faculdades, com o Sebrae, o Senai, o Sesc, para trazer treinamentos para esses pequenos empreendedores. E também o município apoiar, comprando tudo o que for possível dentro do município, fortalecendo assim os pequenos. Vamos rever as nossas taxas de alvarás, para que esses pequenos tenham um preço acessível e justo para a questão do alvará e as taxas do município.

Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?

Nós vamos apoiar muito a agricultura familiar, trazendo técnicos para estar auxiliando. Vamos fazer uma lei, a qual o município pode fazer para apoiar as pequenas propriedades, com tanques, carreador, para o município poder entrar “porteira adentro” das pequenas propriedades. E apoio técnico, como falei, algumas estradas rurais trafegáveis, vamos bater muito em cima da estrada rural, para que tenha um bom escoamento das suas safras.

Caso seja eleito prefeito de Barbosa Ferraz, o que a população pode esperar de sua gestão?

Pode esperar uma gestão transparente, com muita dedicação e uma gestão que vai fazer a diferença na vida das pessoas, buscando qualidade de vida para as pessoas, para as famílias. Vou estar correndo atrás de verbas para suprir as demandas do município e aumentando o poder de renda e qualidade de vida de todos.

Fique à vontade para fazer suas considerações finais.

Dentre as demandas prioritárias, vamos fazer uma infraestrutura forte no município. Nós queremos zerar, deixar 100% asfaltadas todas as vilas da cidade, vamos fazer um trabalho bom nos distritos também; se possível, estar asfaltando os distritos e zelar muito bem da saúde, da educação e cuidar muito das pessoas. Um dos meus projetos maiores é dar qualidade de vida para as pessoas e para as famílias.