Chega de ‘oba-oba’, diz presidente da Acamdoze sobre deputados
A diretoria da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) vai convocar deputados que mais tiveram votos na região para participar da assembleia da entidade, no próximo dia 23. O encontro será realizado na sede da entidade, em Campo Mourão. “Vamos convocar os deputados a participarem e na ocasião vamos reforçar a cobrança da região para que nossos pedidos sejam atendidos junto ao Governo do Estado. Vamos fazer o convite a todos que mais receberam votos e vamos ver quem vai ter coragem de comparecer”, provocou o presidente da Acamdoze, Valdir Hermes da Silva, vereador de Engenheiro Beltrão.
Silva falou que a entidade está descontente com a forma como os deputados vêm tratando as solicitações dos vereadores, formalizadas pela Acamdoze através de requerimentos. “Chega de ‘oba-oba’ de deputado para o nosso lado. Queremos resultado. Não adianta ficar vindo aqui em época de eleição e só prometer, estamos cansados de promessas e somos cobrados pela população”, falou.
O presidente disse que quer fazer uma assembleia ‘diferente’. “Desta vez não vamos fazer uma assembleia para apresentar requerimentos, vamos fazer para chamar nossos deputados e ter uma conversa franca com eles, olhando olho no olho, ou nos ajudam mais ou nem precisavam nos procurar em época de eleição. Queremos dar um basta neste descaso que tratam a Acamdoze como entidade representativa e do descaso como olham para a nossa região”, criticou.
A ideia, de acordo com Silva, é que cada uma das nove Câmaras filiadas a Acamdoze convoque os deputados do seu município. A lista será encaminhada a Acamdoze que reforçará o convite, que deverá ser estendido também aos prefeitos. “Queremos mais comprometimento com a região. Vereador só é procurado por deputado em época de campanha eleitoral, depois disso fica por três anos esquecido. Chega de servir de ‘para-choque’ de políticos, queremos que nossas cobranças sejam atendidas”, ressaltou.
Ele exemplificou que todos os requerimentos aprovados em assembleia da Acamdoze, além de encaminhados a órgãos do Estado, são enviados também a deputados que têm como base de apoio os municípios da região. “Pergunta se até hoje recebemos um retorno ou se alguma reivindicação foi atendida. Estamos ‘enxugando gelo’ nos municípios e a população não quer nem saber, nos cobra mesmo e cobra com razão porque se fosse eu também cobraria”, argumentou.
O presidente da Acamdoze utilizou como exemplo a assembleia extraordinária realizada pela entidade em Peabiru, no mês de setembro, onde foi debatida a segurança pública na região da Comcam, que enfrenta efetivo policial. “Fizemos o convite para vários deputados e só o Douglas Fabrício apareceu, acatou nossa reivindicação e levou para o Governador. Pergunto onde estava o resto que não podia reservar um espaço em sua agenda já que foi avisado previamente”, desabafou.
O vereador exemplificou ainda a situação da estrada que liga Engenheiro Beltrão a Terra Boa. Segundo ele, é cobrado diariamente por usuários do trecho. “Assim como Engenheiro Beltrão temos vários outros municípios nesta situação. Já encaminhados ofício ao Governo do Estado e reforçamos o pedido junto aos nossos deputados, mas até hoje não tivemos um retorno”, lamentou.
O presidente acrescentou que a intenção não é fazer uma ‘caça às bruxas’, mas sim, cobrar mais comprometimento dos deputados que tiveram votos nos municípios da região. “A paciência dos nossos vereadores já esgotou, da população nem precisa dizer então. Se os deputados continuarem vindo à região somente na época de eleição vamos fechar as portas para eles já estou avisando para depois não ter ‘mimimi’. Se for para ficarmos só nos reunindo a cada três meses apresentando requerimento e não colher resultado nenhum abandamos tudo e vamos para casa”, desabafou. “Queremos retorno e resultados porque de promessas todo mundo já está farto”, emendou.