Cidades com suspeitas de Covid-19 quase dobram em uma semana e Saúde reforça isolamento social
O número de municípios com casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) na região de Campo Mourão quase dobrou em uma semana aumentando de 9 para 17, segundo números da 11ª Regional de Saúde, que reforça a importância do isolamento social para evitar a propagação do vírus. O chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, fez uma avaliação do cenário na região, e alerta que o momento é preocupante e exige responsabilidade do poder público e setor privado.
“No boletim do domingo (29), tínhamos no estado 152 casos confirmados e dois óbitos. Na região de Campo Mourão eram quatro casos e nenhum óbito. E mesmo com este isolamento social que estamos pedindo a todo momento, no boletim deste domingo (5), demos um salto expressivo, onde temos 445 casos confirmados com lamentavelmente 10 óbitos no Paraná. E a nossa região, 19 casos confirmados e mais três óbitos, lamentavelmente”, analisou.
Até o momento as cidades com casos confirmados de Covid-19 na Comcam são: Campo Mourão (14); Iretama (1) Goioerê (1): Araruna (1); Peabiru (1) e Terra Boa (1). As três mortes registradas na região foram em Campo Mourão, dois homens de 59 e 72 anos e uma senhora de 84 anos. Siqueira informou que vê com bastante preocupação o fato de alguns prefeitos da região terem autorizado a reabertura do comércio. As cidades que voltaram a ter o funcionamento das lojas são: Araruna; Boa Esperança; Corumbataí do Sul; Goioerê; Moreira Sales; Rancho Alegre D’Oeste; e Quarto Centenário. “Diante deste quadro nos vemos com grande preocupação, haja vista que o decreto do Governo do Estado cita a necessidade do isolamento social”, ressaltou, ao pedir novamente a colaboração da iniciativa privada.
“Sabemos das dificuldades financeiras que podem ocorrer com esta paralisação, mas neste momento ainda precisamos ganhar tempo, reduzindo a contaminação das pessoas. Devido a esta pandemia mundial estamos com dificuldades de conseguirmos insumos e equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde”, argumentou, ao relatar a necessidade de contratação de mais profissionais de saúde para a luta contra a pandemia.
“Permaneçam em isolamento social este é o principal cuidado que podemos ter neste momento. Todos os países que não realizaram o isolamento social ou o fizeram de forma tardia estourou o número de casos e óbitos e isso não queremos isso para a nossa região e para o nosso país. O isolamento social pé uma responsabilidade individual de cada um. Conto com a compreensão de todos”, acrescentou.