Colégio de Terra Boa produz máscaras para profissionais de Saúde

Dois estudantes do Colégio Estadual Helena Kollody, de Terra Boa, junto com uma professora e uma voluntária, começaram a produzir máscaras faciais para doação aos profissionais de Saúde que trabalham na prevenção ao Coronavírus. O trabalho é feito em uma impressora 3D, sob a orientação da professora de Artes, Graciele Rodrigues.

“Como temos em nosso colégio uma impressora 3D e vendo exemplo de outros países, resolvemos produzir as máscaras”, explicou a professora. Participam do projeto os estudantes Igor Schimitt, Kauana de Souza e a voluntária Patrícia Bianchini, que juntos com a professora buscaram adaptar à impressora 3D o protótipo fornecido por uma empresa de Campo Mourão.

Segundo a professora, com o protótipo em mãos a equipe conseguiu fazer a modelagem para a impressora e assim foi possível produzir a primeira máscara, entregue para teste à secretária municipal de Saúde, Juliana Sato. Com a aprovação da equipe da Saúde, os idealizadores foram buscar patrocínio para a compra de matéria-prima. 

“Nossos agradecimentos à Livraria Avenida e ao Sr. Beto Prestes que com suas doações tornaram possível à confecção das máscaras que foram doadas para as unidades hospitalares de Terra Boa”, agradeceu a professora. 

Ela ressalta que a máscara deve ser usada associada a máscara N95. “Esse protetor facial aumenta a vida útil da máscara N95, pois evita o contato desta com as gotículas provenientes de pessoas potencialmente infectadas”, esclarece a professora.