Com 5.621 casos confirmados de dengue, região está em estado de alerta
Os 25 municípios da região de Campo Mourão chegaram esta semana a 5.621 casos de dengue, 881 a mais que na semana passada, que eram 4.740. Os números demonstram que a dengue não para de avançar na região, mesmo com todas as ações que estão sendo realizadas pelas prefeituras contra o Aedes aegypti, vetor da doença. As notificações somam 12.552. Os dados são do boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (10) pela Secretaria Estadual da Saúde.
O município de Farol que era o único sem casos agora tem três confirmados. Na região as cidades de Barbosa Ferraz, Engenheiro Beltrão, Peabiru, Quinta do Sol, Nova Cantu, e Juranda estão em situação de epidemia. Oficialmente foram registradas três mortes em Nova Cantu; três em Barbosa Ferraz e uma em Peabiru.
A cidade com o maior número de casos é Barbosa Ferraz, com 1.174. Na semana passada, 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, agentes da Regional de Maringá, e municípios da região concentraram uma força tarefa na cidade para remoção mecânica de materiais que servem de criadouros para o mosquito transmissor da dengue.
“Com este trabalho conseguimos diminuir os índices de focos e infestação nos municípios de Nova Cantu, Quinta do Sol e esperamos reduzir também em Barbosa Ferraz agora”, comentou a chefe de Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado.
Ela lembrou que a ação técnica é uma das frentes de combate e que a população deve participar fazendo a remoção de criadouros. “Pelo menos uma vez por semana os moradores devem fazer uma limpeza geral nos quintais e terrenos, eliminando locais que possam acumular água parada e abrigar focos do mosquito”, orientou.
Os municípios com casos de dengue na Comcam são: Barbosa Ferraz (1.174); Quinta do Sol (737); Engenheiro Beltrão (734); Juranda (637); Peabiru (588); Nova Cantu (578); Iretama (304); Fênix (171); Campo Mourão (149); Ubiratã (205); Terra Boa (95); Goioerê(84); Moreira Sales (56); Araruna (38); Roncador (36); Boa Esperança (19); Mamborê (17); Campina da Lagoa (14); Janiópolis (11); Rancho Alegre D'Oeste (8); Corumbataí do Sul (4); Farol (3); Luiziana(3); Altamira do Paraná (2); e Quarto Centenário (2).
No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde já confirma 52.652 casos da doença. O número de óbitos confirmados também aumentou da última semana para esta de 30 para 37. O Estado fez a liberação de recursos nova valor de R$ 3,30 milhões para 118 cidades em situação de epidemia e de alerta para a dengue. Os valores, disponibilizados de acordo com o número de habitantes e situação endêmica, já foram depositados em contas do Fundo Municipal de Saúde.
“Os municípios deverão investir em capacitação de profissionais para atuação no controle da dengue, confeccionar material informativo para orientação sobre a prevenção ou adquirir equipamentos e insumos utilizados no controle do vetor da doença”, disse o secretário estadual da Saúde Beto Preto, durante agenda em Campo Mourão. Segundo ele, a previsão é que o Governo do Estado aporte R$ 5 milhões para o auxílio aos municípios. De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira, são 124 municípios em situação de epidemia no Paraná e outros 50 em situação de alerta.