Com desistência de Dr. Romildo, Araruna tem candidato único à prefeitura
Com 14.824 habitantes, conforme estimativa de 2024 do IBGE, Araruna é o segundo município da Comcam com candidatura única à prefeitura. Além da cidade, Corumbataí do Sul também tem candidato único.
Em Araruna, o professor do Ensino Médio, Gustavo França, de 35 anos, é o candidato pelo partido Republicanos. Para ser eleito, ele precisa apenas de um voto. Pode ser, inclusive, o dele próprio. Com a chapa “Construindo uma Araruna Melhor”, formada pelas siglas partidárias Republicanos, PODE, PC e DC, França tem como candidato a vice-prefeito o empresário Aparecido Della Rica (DC).
A definição, que mudou o rumo das eleições na cidade, aconteceu nesta semana, com o fim do prazo de substituição de candidaturas (na segunda-feira, 16). É que o então concorrente, Dr. Romildo (Cidadania) desistiu de sua candidatura e não teve substituto. Ele não quis comentar à TRIBUNA sua desistência. No entanto, conforme informações extraoficiais, a motivação foi pessoal, de cunho familiar.
França, que é candidato de oposição, é primo do atual prefeito, Leandro de Oliveira (Cidadania). Ele foi também secretário da Saúde do município. O candidato defende uma gestão eficiente, que entregue bons serviços, atendimento humanizado e obras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O melhor caminho é ouvir as pessoas, envolver a sociedade e dar voz aos cidadãos”, propõe.
Para o professor, uma gestão pública deve ser pautada na humanização, ‘no respeito, na transparência e na inovação’ à população. “Juntos, podemos transformar nossa cidade em um lugar mais justo, unido e inovador”, destacou.
O candidato informou que seu plano de governo foi construído ‘junto do povo’, por meio de diversas reuniões, conversas e diálogo com os segmentos da sociedade. Da consulta à população, seu grupo estabeleceu propostas em 10 áreas. Na Saúde, por exemplo, disse que será focada na humanização da população. Para isso investirá em obras estruturais e pessoal para garantir uma estrutura adequada para atender os moradores. “Englobamos UBS, Hospital Municipal, Secretaria de Saúde, setores administrativos e estratégicos, e transporte sanitário, sempre trabalhando em conjunto para um atendimento de qualidade, saúde integrada e acessível para todos”, destacou.
França comentou que os investimentos e melhorias serão feitos considerando que todas as áreas são importantes. Na Educação, disse, priorizará uma ‘estrutura sólida’ em parceria com a equipe pedagógica, professores, funcionários e comunidade escolar, com o uso da tecnologia no cotidiano educacional, em projetos, ensino e áreas pedagógicas. “Trabalharemos em conjunto com os Conselhos para melhorar a infraestrutura das unidades de ensino, planejar a expansão de vagas e inovar tecnologicamente, sempre com respeito e colaboração com o magistério municipal”, argumentou.
Entre as prioridades para a área estão: promover estudos de viabilização para conclusão das obras da nova Escola Mário Miguez de Mello Filho e do CMEI Jardim Vitória; promover o equipamento de ambas as unidades e colocá-las em funcionamento para atender a comunidade; aumentar a segurança nas escolas com aprimoramento e manutenção de sistemas de vigilância, controle de acesso, entre outros.
O professor disse que outras áreas, como agricultura e Meio Ambiente; obras de infraestrutura; esporte, cultura e lazer, também terão atenção em sua gestão. A agricultura, por exemplo, defende ele, precisa ter uma atenção especial para dar condições de trabalho aos produtores rurais.