Com estabilização do Covid, Iretama retoma atividades esportivas
Com a estabilização dos casos de coronavírus (Covid-19), vários municípios da região estão voltando à “normalidade” retomando várias atividades que até então estavam restritas. Um deles é Iretama. O prefeito da cidade, Wilson Carlos de Assis (PP), assinou novo decreto autorizando a retomada de atividades esportivas, seguindo recomendações sanitárias.
O decreto publicado pela prefeitura nesta quinta-feira (24) autoriza reabertura de quadras esportivas para as práticas de atividades para usuários, atletas amadores, e treinamento de atletas. No entanto, há uma série de exigências.
A prefeitura determina, por exemplo, que a realização dos jogos seja somente com horários agendados, com o intervalo de 30 minutos entre cada partida, para evitar aglomerações. “O cumprimento dos protocolos sanitários não dispensa eventuais orientações suplementares que venham a ser estabelecidas pelas autoridades sanitárias”, ressalta o decreto.
Vários municípios da região vêm autorizando, aos poucos, o funcionamento de vários segmentos que estavam paralisados. Em Campo Mourão, por exemplo, além das atividades esportivas que voltaram a funcionar, a prefeitura autorizou a abertura de parques de segunda a domingo das 6 às 19 horas.
A recomendação da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão para estes casos é que as prefeituras monitorem o cumprimento das medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara de proteção, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, entre outras.
O chefe da Regional, Eurivelton Wagner Siqueira, disse que vários municípios estão reivindicando à Regional da Saúde que dê um parecer favorável a flexibilização total às restrições de enfrentamento à pandemia. Ele disse que a Regional está avaliando. “Montamos uma comissão dos nossos técnicos com os secretários para ver quais serão as condições de flexibilização. No entanto, alguns municípios que mesmo não tendo esta norma técnica já estão se adiantando”, frisou.
Números
A Comcam registrou até essa quarta-feira (23), 3.777 casos de coronavírus e 107 mortes. A ocupação da UTI-Covid da Santa Casa está em 33% com 5 pacientes internados. Na enfermaria covid, a ocupação é de 12% com 6 internados.