Com festança, Farol comemora neste sábado 31 anos de emancipação
Com motivos de sobra para comemorar, Farol promove, neste sábado (23), a festa dos 31 anos de emancipação político administrativa do município, cujo aniversário é neste domingo (24). A data será celebrada com “Arraiá de Aniversário”, show com a Banda Garrafão, e acendimento de uma fogueira de cerca de 13 metros de altura, a maior da região até o momento. O acendimento será logo após a Bênção ao Município. A programação inicia a partir das 20 horas, ao lado da prefeitura.
Nestas mais de três décadas de emancipação, o município tem muito a comemorar, a começar pela estável situação financeira que vive. Tanto que o prefeito da cidade, Oclécio Meneses, já depositou 50% do 13º salário na conta dos servidores municipais nessa quinta-feira (20), que somados ao pagamento de salário no dia 30 fortalecem o comércio local.
O gestor comemora ainda as contas municipais no ‘azul’. Atualmente, informou o prefeito, a prefeitura tem em caixa R$ 13,5 milhões. As boas notícias vão além. Farol está atualmente um canteiro de obras. São R$ 30 milhões em investimentos em andamento. Obras de infraestrutura por todo lado da cidade, entre elas recape asfáltico, construção de espaços públicos, investimentos em obras de saneamento, entre outras.
“A nossa administração é planejada, por isso Farol vive um bom momento nos seus 31 anos de emancipação política e administrativa. Vamos comemorar os 31 anos da cidade Farol e também o bom momento do município”, destacou Meneses, ao convidar a população local e regional a participar do Arraiá de Aniversário
Obras
Entre as obras, Meneses destacou a construção da nova sede da prefeitura. Uma área com 1.000 metros quadrados, revitalizações da Praça da Matriz e do Parque das Flores, entre outras. “Farol vive hoje um bom momento. Basta andar pela cidade e conferir os inúmeros investimentos que vêm sendo feitos, consolidando o processo desenvolvimento da cidade”, destacou.
Outras obras realizadas pela atual gestão estão: a reforma completa do CMEI, novo Centro de Fisioterapia, reestruturação da Praça de Lazer Casemiro Balcerzac, instalações de galerias pluviais e bueiros no acesso secundário e restauração de estrutura para Secretaria de Educação.
O monitoramento inteligente, com câmeras de segurança da mais alta tecnologia, projetos de pavimentação e recapes de asfalto, revitalização da Avenida Paraná, iluminação de Led na cidade e distrito de Martinópolis, renovação da frota de veículos e maquinários, além de Programas Sociais, Saúde e Educacionais, também estão entre as ações da atual gestão.
“Agradecemos o apoio da comunidade nesta jornada de trabalho com responsabilidade. Temos muito a comemorar. Devemos agradecer primeiramente a Deus, a equipe da administração, aos vereadores e demais autoridades e toda população de Farol. Temos famílias abençoadas em nosso município. Com as obras em andamento, cada dia mais e nossa população vem tendo mais qualidade de vida”, destacou o gestor.
Farol
A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, pelo pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra.
Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol. Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D’Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D’Oeste), e Campo Mourão/Boa Esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).
Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, o que originou o nome Rio Farol, e depois município de Farol.
Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993. Conforme estimativa de 2021, do IBGE, a cidade tem 2.995 habitantes. O primeiro prefeito do município foi Gilmar Cardoso.