Com Leitão à Pururuca, Engenheiro Beltrão define festa de aniversário
A administração pública de Engenheiro Beltrão definiu a programação festiva dos 69 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Este ano o município realizará novamente o seu tradicional prato típico, Leitão à Pururuca. Um grande público é esperado para a programação festiva da cidade.
De acordo com programação divulgada pela prefeitura, a festa será nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro, no centro da cidade. O aniversario da cidade é comemorado no dia 26. O prefeito Junior Garbim adiantou que no dia 23 será realizado show com a dupla sertaneja Altair & Alexandre.
A festa prossegue na sexta-feira (24) com show sertanejo de Humberto & Ronaldo. Já no sábado, dia 25, show do grupo de pagode Só Pra Contrariar (SPC). A festividade será encerrada no domingo (26), comemoração do aniversário da cidade, com o almoço do prato típico ‘Leitão à Pururuca’. Mais detalhes sobre a venda dos convites serão divulgados nos próximos dias pela organização da festa.
O município de Engenheiro Beltrão recebeu essa denominação pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, quando tornou-se distrito do município de Campo Mourão. Em 14/12/1951 foi criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão a pertencer ao município de Peabiru.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26-11- 1954, desmembrado de Peabiru. As primeiras eleições foram realizadas em 3 de outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais.
Quinze prefeitos já foram empossados para comandar o Município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno. Na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio Jose da Rosa, Jose Orlando Romeiro, Jose Dalpont, Euclides Saquetti, Jose Dalpont, Elias Lima, Rogério Rigueti e, atualmente, Garbim Junior. Menezes, Polato, e Lima cumpriram dois mandatos cada.