Comcam registra 53 novos casos de dengue em uma semana e chega a 1.220 notificações

Os casos de dengue seguem aumentando na região de Campo Mourão. Da última semana para cá, foram confirmados 53 novos casos, saltando de 92 para 145, um aumento equivalente a 57,60%. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, e são referentes ao período epidemiológico com início em janeiro de 2025.

As notificações também aumentaram significativamente de 923 para 1.220, enquanto os casos prováveis, que aguardam exames laboratoriais, aumentaram de 370 para 545 em uma semana. Pelo menos 16 dos 25 municípios da Comcam têm confirmações da doença. O município de Altamira do Paraná é o que mais tem casos: 74 confirmações. Em seguida, Goioerê, com 18; e Campo Mourão, que chegou a 10 confirmações.

Até o momento, não há mortes por dengue na região de Campo Mourão. Com o aumento de casos, os municípios vêm intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus na região. Entre as medidas estão a intensificação dos trabalhos de agentes de endemias, com notificações e eliminação de focos nas visitas, e mutirões para recolhimento de materiais que possam acumular água. A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão acompanha a situação.

Os casos por município na Comcam são: Altamira do Paraná (74), Araruna (5), Barbosa Ferraz (2), Boa Esperança (1), Campina da Lagoa (5), Campo Mourão (10), Engenheiro Beltrão (1), Fênix (1), Goioerê (18), Iretama (2), Janiópolis (3), Moreira Sales (9), Quarto Centenário (5), Roncador (2), Terra Boa (6) e Ubiratã (1).

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde registrou mais 4.549 casos da doença e um óbito. Os números do ano epidemiológico totalizam agora 83.665 notificações, 20.050 diagnósticos confirmados e 13 óbitos em decorrência da dengue. A morte registrada nesta semana é de uma mulher de 86 anos, com comorbidades. A paciente residia no município de Andirá, no norte pioneiro. No total, 391 municípios já apresentaram notificações da doença e 314 possuem casos confirmados.

O boletim traz também dados sobre Chikungunya e Zika. Foram confirmados 826 casos de Chikungunya, com um total de 2.216 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 27 notificações sem casos confirmados.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos mais graves, há dor abdominal, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural ou lipotímia, irritabilidade, sangramento de mucosa e aumento progressivo do hematócrito (hemácias).

Dicas de prevenção contra dengue

• Tampar caixas d’água;
• Manter calhas sempre limpas;
• Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
• Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
• Manter lixeiras bem tampadas;
• Manter ralos limpos e com aplicação de tela;
• Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.