Comissão de Ética vai apurar denúncia contra vereador em Engenheiro Beltrão
A Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão aprovou criação de uma Comissão de Ética para apurar acusação contra o vereador Valdir Hermes da Silva, investigado no âmbito da Operação “Arnaque”, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Mato Grosso do Sul. O parlamentar foi afastado do cargo por 120 dias.
A comissão da Câmara é composta pelos vereadores Roberto Toshimitsu Moryia (presidente), Mariza Monteiro (relatora) e Valdecir Neves (membro). Os trabalhos já foram iniciados esta semana.
De acordo com o presidente da comissão, o processo visa apurar a ‘realidade dos fatos’, envolvendo o nome do vereador, além de preservar o direito de sua ampla defesa e contraditório. “Não se trata de uma caça às bruxas. Pelo contrário, queremos ouvir o que o vereador tem a dizer sobre esta situação”, declarou.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é o órgão encarregado do procedimento disciplinar destinado à aplicação de penalidades em caso de descumprimento de normas relativas ao decoro parlamentar no âmbito da Câmara de Vereadores.
Valdir Americano, como é mais conhecido o vereador, está no seu segundo mandato. Ele já foi presidente da Câmara Municipal e da extinta Acamdoze, associação que congregava as Câmara Municipais da região de Campo Mourão.