Construções de 73 casas populares avançam na região
Avançam as obras de construção de casas populares do programa Família Paranaense em três municípios da região da Comcam. Nesta semana, técnicos da Cohapar vistoriaram o andamento da construção de 30 imóveis em Barbosa Ferraz e outros 30 em Corumbataí do Sul, que são destinados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social nos municípios.
Com mais de 30% do cronograma executado, as obras de Barbosa Ferraz são as mais adiantadas até o momento. O projeto envolve investimentos de R$ 1,6 milhão. O montante é praticamente o mesmo ao aplicado no projeto de Corumbataí do Sul, que está com 22% das obras concluídas. Em Quinta do Sol, outras 13 unidades seguem em bom ritmo de construção.
Temos acompanhado com muita atenção todas as etapas destes trabalhos, pois eles impactam a parcela da população que mais precisa do apoio do poder público para conseguir uma condição digna de moradia, afirma o coordenador regional da Cohapar Bem-Hur de Souza.
O prefeito de Babosa Ferraz, Edenilson Miliossi, onde as obras estão mais adiantadas, comentou que a construção das casas faz parte de um Projeto de Redução do Déficit Habitacional no município. A conclusão das casas está prevista para o mês de novembro deste ano.
Além destas unidades em construção, Miliossi já solicitou também apoio à Cohapar para a construção de outras 30 moradias e 67 casas rurais que aguardam a avaliação do Governo Federal. Além disso o prefeito está solicitando junto a Cohapar a regularização fundiária de imóveis na área urbana de Barbosa Ferraz. Segundo ele, existem 1.500 famílias que residem há anos no município em imóveis sem registro.
FAMÍLIA PARANAENSE
Os recursos para financiamento dos projetos são provenientes de um financiamento do Governo do Paraná junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um trabalho integrado que envolve a Cohapar, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e as prefeituras.
A construção é executada por construtoras contratadas pela Cohapar via licitação. Entre obras e projetos a serem licitados, as ações do Família Paranaense envolvem investimentos de R$ 70 milhões aplicados em 32 cidades do estado. Eles estão sendo utilizados na construção de 1.207 casas populares, além de obras de urbanização, infraestrutura, recuperação ambiental e regularização fundiária.