Consumo aumenta e Goioerê registra falta de água
A estiagem prolongada que afeta o Paraná desde o ano passado tem causado sérios problemas de abastecimento em diversas cidades. Em Goioerê, os poços que atendem a cidade registraram queda expressiva de vazão. Com o aumento do consumo em razão das altas temperaturas, o abastecimento tem sido afetado e neste fim de semana, mais uma vez faltou água em alguns locais.
Segundo a chefia regional da Sanepar, na tarde de sexta-feira (27), foram registrados níveis preocupantes nos reservatórios. Um comunicado foi emitido aos usuários informando sobre a situação e com orientações sobre a necessidade de economizar. “Hoje o consumo voltou para a normalidade, porém tivemos alguns problemas de falta de energia, o que está dificultando a recuperação da reservação”, disse a chefe regional da Sanepar, Araceli Pendiuk.
Segundo ela, a Sanepar trabalha com caminhões-pipa para reforçar o abastecimento. A recomendação à população é fazer uso racional da água e adiar limpezas pesadas nos imóveis, lavagem de carros ou qualquer outra atividade que gere alto consumo. “A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo”, salienta.
Ela lembra que o Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. “No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional. A água tratada deve ser priorizada para alimentação e higiene pessoal”, reforça. Entre as dicas estão a reutilização da água da lavagem e enxágue de roupas, bem como atenção com vazamentos ou torneiras pingando.