Coronavírus: velórios só por duas horas em Iretama
Como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), publicou novo decreto nesta quinta-feira (28), enrijecendo regras para velórios no município. De acordo com o decreto publicado pelo município, o tempo de duração dos velórios na cidade não poderá ultrapassar duas horas, sendo proibido anúncios e outras manifestações midiáticas que possam gerar aglomerações.
O município passou a proibir também, a partir de hoje, a participação de pessoas idosas, crianças, doentes crônicos, entre outros do grupo de risco em velórios, que ficam ainda restritos somente a membros familiares de até 2ª grau de parentesco do falecido.
Todos os velórios, durante o tempo em que perdurar a pandemia, deverão permanecer com as urnas funerárias lacradas, sendo possível a visualização do corpo apenas pelo visor. Somente será permitido o translado de corpos do falecido de outras cidades a Iretama, quando os mesmos, forem considerados residentes no município.
Já para óbitos decorrentes de Covid-19, ficam proibidos velórios ou cerimônias, devendo o enterro ser imediato, com a saída do local de óbito até o sepultamento e somente será permitida a presença de dois membros da família. Neste caso, fica proibida sob qualquer hipótese, a abertura de caixões cujo falecido seja suspeito ou positivado para coronavírus.
Até o momento Iretama tem 3 casos confirmados de coronavírus. Um homem de 51 anos de idade morreu na cidade vítima da doença. Entre outras medidas, o comércio está atendendo com uma série de restrições, como distanciamento social e uso obrigatório de álcool em gel e máscaras tanto para clientes quanto aos colaboradores.