Corumbataí do Sul inaugura laboratório de informática e lança modelo de educação digital
A prefeitura de Corumbataí do Sul inaugurou nesta semana um moderno laboratório de informática na Escola Municipal Cecília Meireles e fez o lançamento de um novo modelo de educação digital. Entre 50 a 60 estudantes do 5º e 6º ano utilizarão a estrutura. Eles aprenderão matemática e português de forma interativa por meio de um software. Um jogo educativo foi desenvolvido para potencializar a aprendizagem de raciocínio lógico, cálculo matemático e língua portuguesa.
Todos os conteúdos do jogo são supervisionados. A plataforma de ensino auxilia a fazer o monitoramento dos alunos e os professores têm todo o controle através do programa. Com isso, eles não podem dispersar da aula.

O prefeito do município, Alexandre Donato, mais conhecido como Xandão Donato, comentou que o software chega aos estudantes como uma ferramenta pedagógica de metodologia dinâmica e interativa. “É muito importante para os alunos terem essa oportunidade de inclusão digital. A forma de estimular o aluno a aprender tem que ser com prazer, com interesse, com vontade e eles terão melhores resultados, que é o que nós precisamos”, falou.
O laboratório é equipado com 24 computadores modernos, 24 mesas e cadeiras individuais, um datashow, lousa e ar-condicionado. O prefeito disse que o espaço vai auxiliar diretamente no processo pedagógico, oferecendo aos professores ferramentas para diversificar suas aulas e, aos alunos, a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas desde os primeiros anos escolares. “Além de promover a educação de forma interativa, o laboratório vai gerar a inclusão digital no município”, ressaltou Xandão.
Segundo ele, a construção da estrutura era um sonho de sua administração. Xandão disse que a prefeitura já tinha o espaço físico que foi reformado para receber toda a estrutura tecnológica. Já os computadores e mobiliários foram adquiridos por indicação do deputado federal Beto Preto. “É um sonho nosso realizado que vai refletir diretamente na qualidade da educação ofertada aos nossos estudantes”, afirmou, ao comentar que o município quer melhorar ainda mais os indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com a implantação da estrutura.
O gestor disse também que os investimentos em educação são prioridade da administração municipal. “Investir em educação é garantir o futuro da nossa cidade. Estes alunos são nossos futuros profissionais”, reconheceu.
A inauguração do laboratório foi realizada na quarta-feira (2) com a participação da primeira-dama e secretária de Saúde, Andreia Palombarini; secretária de Educação, Magna Rosana; vice-prefeita e secretária de Indústria e Comércio, Daiane do Amaral; entre outros secretários e autoridades municipais.
“A inauguração do laboratório marca um momento histórico para a educação de Corumbataí do Sul. É um investimento inédito considerando as necessidades atuais de ensino. O investimento reforça nosso compromisso com a educação”, frisou.