Covid-19: nenhum município da Comcam tem taxa ideal de isolamento social
Com a regional de Campo Mourão sendo a 3ª em mortes no Paraná pelo novo coronavírus (Covid-19), a taxa de isolamento social na Comcam segue muito aquém do ideal, conforme levantamento exclusivo feito pela TRIBUNA junto ao In Loco, empresa atuante no setor de segurança da informação e anti-fraude, líder nacional em tecnologias de geolocalização.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), os oito óbitos que já ocorreram na Comcam (1 em Araruna, 4 em Campo Mourão, 1 em Terra Boa, 1 em Iretama, e 1 em Campina da Lagoa), deixaram a 11ª Regional de Saúde com 24 mortes para cada 1 milhão de habitantes, número muito acima do índice estadual, que é 9. No Brasil o coeficiente é 37. No Paraná, apenas duas regionais têm números piores que Campo Mourão, são Paranavaí, com 36, e Ivaiporã, 31.
Porém, nem isso está fazendo com que a população se conscientize para o perigo do vírus. Conforme os dados da In Loco, a taxa de isolamento na Comcam é de apenas 38,16%, enquanto o índice no Paraná está em 41%. O mapa do isolamento social é atualizado diariamente com informações do dia anterior. Quanto maior o número, maior o isolamento social, que é medido pela integração de uma API (Application-Programming Interface, em Inglês, ou Interface de Programação de Aplicação) em aplicativos de parceiros, que contam com mais de 60 milhões de dispositivos cadastrados.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de isolamento para controlar a disseminação do Covid-19, é de 70%. Porém, na Comcam, dos 25 municípios, o que chega mais próximo disso é Iretama: 50%. A cidade tem 10.169 mil habitantes, segundo o IBGE.
Em Campo Mourão, com 94.859 habitantes, atualmente apenas 38% da população vem cumprindo o isolamento. Este índice já chegou a 64% no dia 10 de abril. A cidade já tem transmissão comunitária de coronavírus. A transmissão comunitária é caracterizada no momento em que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa na cidade.
Em recente entrevista à TRIBUNA, o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, alertou que se a população relaxar haverá uma reversão da curva na Comcam, que atualmente é considerada estabilizada.
O município com a menor taxa de isolamento na Comcam, segundo o levantamento do In Loco é Fênix. Na cidade de 4.762 habitantes, apenas 23% da população vêm respeitando a medida de isolamento. O município, aliás, apresenta o menor índice de isolamento social do Estado. No entanto, até o momento, não há casos confirmados de coronavírus em Fênix.
De acordo com a pesquisa, os 10 município que mais respeitam o isolamento social na Comcam, dados do dia 6 de maio, fornecidos pela In Loco, são: Iretama (50%); Quarto Centenário (49%); Farol (48%); Juranda (48%); Araruna (43%); Boa Esperança (42%); Corumbataí do Sul (42%); Nova Cantu (42%); Quinta do Sol (41%); e Peabiru (41%). Veja na tabela abaixo o índice de isolamento por municípios na região.
Polêmica
Uma festa em Terra Boa no último sábado (25), reunindo cerca de 40 jovens do município, e das cidades de Araruna e Engenheiro Beltrão, gerou uma grande polêmica e preocupação entre os prefeitos destas cidades. É que além de o evento ter acontecido em plena pandemia de coronavírus, e com direito a compartilhamento, inclusive, de narguilé entre os participantes, um rapaz que estava da festa testou positivo para o Covid-19.
Nessa sexta-feira (8), prefeito de Terra Boa, Valter Peres (PDT), desabafou em live após a repercussão do evento. “A impressão que temos é que a população acha que está tudo bem. E não está tudo bem. Estou indignado com as pessoas que não estão levando a sério”, falou.
O prefeito de Araruna, Leandro César Oliveira (Cidadania) também fez uma live para comentar o caso. Segundo ele, a preocupação é identificar e isolar todos que participaram. Ele pediu a ajuda da população. Já a prefeitura de Engenheiro Beltrão emitiu uma nota à imprensa, informando que todos os moradores da cidade que participaram da festa já foram isolados. Até o momento, já foram identificados 31 pessoas de Terra Boa, 9 de Araruna e 3 de Engenheiro Beltrão.