Data da tradicional Festa da Leitoa Entrincheirada em Juranda é definida

A 7ª edição da Festa da Leitoa Entrincheirada, evento que já se tornou tradicional em Juranda, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local, com apoio da prefeitura, já tem data definida. Acontecerá no dia 4 de maio. A renda arrecadada durante o evento será destinada diretamente aos projetos e atividades da entidade, beneficiando os alunos atendidos por ela.

O evento, que se tornou um marco da cultura e gastronomia local, promete atrair cerca de 2 mil pessoas, que terão a oportunidade de saborear o prato típico da cidade, a Leitoa Entrincheirada, assada no fogo de chão, e celebrar a tradição gastronômica da região. Este ano, a festa contará com a preparação de 80 leitoas, que serão assadas no tradicional fogo de chão, atraindo visitantes de toda a região.

Segundo a prefeita Joelma Damasceno Demeneck (PSD), a parceria entre a administração municipal e a Apae é essencial para a realização do evento, que é considerado de grande importância para o município. “Enquanto administração municipal, ficamos felizes em ajudar nesse projeto que gera grandes benefícios para os alunos da Apae”, ressaltou a gestora.

A reunião para definir detalhes sobre a festa, entre gestores do município e representantes da Apae, organizadora do evento, aconteceu no início desta semana

Reunião para definir detalhes sobre a festa

O encontro para definir os detalhes da festa aconteceu no início desta semana e contou com a presença da prefeita Joelma Damasceno Demeneck, do vice-prefeito Olacir Aparecido Fedosi, do presidente da Apae, Leandro Agulhó, do tesoureiro, João Carvalho, e do responsável pelos assuntos institucionais da entidade, Noel de Almeida. Durante a reunião, foram discutidos os preparativos e ajustes para garantir o sucesso da festividade.

Nas próximas semanas, novas reuniões serão realizadas pelos organizadores para alinhar os detalhes finais e apresentar as novidades da festa. A expectativa é de que a 7ª Festa da Leitoa Entrincheirada seja mais uma grande celebração de sucesso, que une solidariedade, tradição e o desenvolvimento da cidade de Juranda.

Preparo do prato típico

Antes de ser servido no grande dia, o prato típico de Juranda, a Leitoa Entrincheirada, demanda uma preparação minuciosa, que começa pelo menos dez dias antes do evento. Para garantir que tudo esteja pronto no horário, uma grande equipe é mobilizada para auxiliar no processo.

Na edição anterior, cerca de 150 pessoas se dedicaram ao preparo de 64 leitoas, que somaram 2.500 quilos de carne. A equipe iniciou os trabalhos às 4 horas da manhã, com a tarefa de acender o fogo de chão e assar as leitoas durante aproximadamente cinco horas. Além da carne, o prato conta com acompanhamentos especiais, que proporcionam ainda mais sabor à leitoa.