Definida programação da Festa dos Pastorinhos de Fátima em Juranda
Foi divulgada nesta quinta-feira (2), a programação completa oficial da Festa dos Pastorinhos de Fátima (Santa Jacinta e São Francisco Marto), em Juranda. O evento será realizado nos dias 19 e 20, em parceria entre o município e Igreja Católica.
De acordo com a programação, a festa será aberta no dia 19 deste mês, às 20 horas, com o lançamento do marco zero do milagre. Às 20h20 será realizado o cerimonial e descerramento exposição documental do milagre e 20h30, atração musical com o Coral Ébano.
A programação prossegue no dia 20, com terço às 18h30; 19 horas, Santa Missa na Igreja Matriz; 20h30, Procissão Luminosa; 21 horas, Exibição do vídeo e apresentação do projeto Turístico; 21h20, o menino Lucas, a família e homenagens; e para encerrar, o esperado show com a banda gospel Rosa de Saron, às 21h30.
Moradores de várias cidades da região são esperados para o evento. Juranda ficou conhecida no mundo em 2017 como a Cidade do Milagre, quando a Santa Sé reconheceu como milagre a cura do menino Lucas Batista, pela intercessão dos Pastorinhos de Fátima.
Naquele ano, o Papa Francisco canonizou os Pastorinhos Francisco e Jacinta considerando o milagre do menino como o fator principal. Tanto que Lucas e a família participaram da solenidade.
A história do milagre começou quando no dia 3 de março de 2013 Lucas, de apenas 5 anos, ao brincar com a irmã, caiu da janela do apartamento dos avós, localizado no centro de Juranda e sofreu uma grave lesão cerebral.
Os pais, ao verem o filho hospitalizado e em coma, recorreram às Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo em Campo Mourão, que reuniram-se em oração pelo menino pedindo a intercessão dos Pastorinhos de Fátima, também crianças.
Desenganado pelos médicos, Lucas recuperou-se acordando do coma, sem sequelas. A cura que já era considerada um milagre pela comunidade local seguiu um longo e criterioso processo de canonização, onde um tribunal eclesial foi montado para que as testemunhas fossem ouvidas e o relatório encaminhado para o Vaticano. Até que em 2017 foi oficialmente reconhecido, reforçando ainda mais a fé católica da cidade.
Os Pastorinhos
Os Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, foram declarados santos após o Papa Francisco aprovar decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão de ambos os irmãos, que juntos com Ir. Lúcia foram testemunhas das aparições da Virgem em Portugal, em 1917.
O milagre que permitiu a canonização dos pastorinhos foi a cura de de Lucas, em 2017. Os irmãos Francisco e Jacinta foram beatificados no ano 2000 pelo Papa São João Paulo II. Junto com sua prima Lúcia, foram testemunhas das aparições da Virgem Marina na Cova da Iria, em Fátima, entre maio e outubro de 1917. Francisco tinha nove anos, Jacinta, sete, e Lúcia, dez.
No total, a Virgem apareceu 6 vezes. Na terceira aparição, em 13 de julho, a Virgem lhes revelou o Segredo de Fátima. Segundo as crônicas, Lúcia ficou pálida e gritou de medo, chamando a Virgem por seu nome. Houve um trovão e a visão terminou.
Durante o período de tempo em que aconteceram as aparições, as três crianças tiveram que fazer frente às incompreensões de suas famílias e vizinhos e à perseguição do governo português, profundamente anticlerical. Mas, aceitaram essas dificuldades com fé e coragem: “Se nos matam, não importa. Vamos para o céu”, diziam.
Após as aparições, os três pastorinhos seguiram sua vida normal até a morte de Francisco e Jacinta. Francisco mostrou um espírito de amor e reparação para com Deus ofendido, apesar de sua vida tão curta. Sua grande preocupação era “consolar Nosso Senhor”. Passava horas pensando em Deus, por isso, sempre foi considerado um contemplativo.
Sua vocação precoce de eremita foi reconhecida no decreto de heroicidade de virtudes, segundo o qual, depois das aparições, “se escondia atrás das árvores para rezar sozinho; outras vezes subia aos lugares mais altos e solitários e aí se entregava à oração tão intensamente que não ouvia as vozes dos que o chamavam”.
A vida de Jacinta se caracterizou pelo espírito de sacrifício, pelo amor ao Coração de Maria, ao Santo Padre e aos pecadores. Motivada pela preocupação com a salvação dos pecadores e o desagravo ao Imaculado Coração de Maria, em tudo oferecia um sacrifício a Deus.
Programação completa
Dia 19 de fevereiro
20:00h – lançamento do marco zero do milagre
20:20h – Cerimonial e descerramento exposição documental do milagre
20:30h – atração musical Coral Ébano
Dia 20 de fevereiro
18:30h – Terço
19:00h – Santa Missa
20:30h – Procissão Luminosa
21:00h- Exibição do vídeo e apresentação do projeto Turístico
21: 20h – O menino Lucas a família e homenagens
21:30h – Grande show com atração nacional Banda Rosa de Saron