Dengue e chikungunya avançam com aumento de casos na Comcam

Os casos de dengue seguem aumentando na região de Campo Mourão. Saltaram de 145 na semana passada para 192 agora. Ou seja, 47 novas confirmações em uma semana. As notificações chegaram a 1.415, enquanto os casos prováveis a 604. Outra preocupação da Saúde é com o aumento também de confirmações de chikungunya, que já somam 8 na região. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, e são referentes ao período epidemiológico com início em janeiro deste ano.

Na última semana, eram 145 confirmações de dengue, 1.220 notificações e 545 casos prováveis. De acordo com os dados, Altamira do Paraná segue como a cidade com maior número de casos: 85. Em seguida, Moreira Sales e Goioerê, com 24 e 21 casos, respectivamente. Campo Mourão tem 15 confirmações. Na semana passada eram 10.

Pelo menos 17 dos 25 municípios da Comcam têm casos de dengue, conforme a Secretaria de Saúde do Paraná. As confirmações por cidade são: Altamira do Paraná (85), Araruna (8), Barbosa Ferraz (4), Boa Esperança (1), Campina da Lagoa (6), Campo Mourão (15), Engenheiro Beltrão (1), Fênix (1), Goioerê (21), Iretama (3), Janiópolis (3), Mamborê (1), Moreira Sales (24), Quarto Centenário (7), Roncador (3), Terra Boa (5) e Ubiratã (1).

A dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e o zika vírus. Os principais sintomas da doença são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos mais graves, há dor abdominal, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural ou lipotímia, irritabilidade, sangramento de mucosa e aumento progressivo do hematócrito (hemácias).

Chikungunya

O aumento de confirmações e o número expressivo de casos suspeitos de chikungunya preocupam a Saúde nos municípios. Até agora são 8 casos confirmados nas cidades de Campo Mourão (2), Engenheiro Beltrão (1), Goioerê (1), Janiópolis (1), Quinta do Sol (1) e Ubiratã (2). Já casos em investigação somam 73, sendo 69 deles somente em Engenheiro Beltrão. Há também casos suspeitos em Campo Mourão (2), Roncador (1) e Ubiratã (1). Em relação ao zika vírus, não há notificação e nem confirmação na Comcam.

Paraná

De acordo com o boletim, foram registrados 5.181 novos casos de dengue no Paraná e seis óbitos. Os dados totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes. Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. Trata-se de cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades. Nenhum deles é da área da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença e 327 possuem casos confirmados. Em relação à chikungunya, foram confirmados 1.085 casos, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao zika vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.