Deputado critica prefeito da região por forma rigorosa de enfrentamento à Covid

Pelo ar. Por terra. De casa em casa. Na sede do município. Nos distritos. E na zona rural também. Assim vem sendo feita a fiscalização para coibir abusos da população durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) pela administração municipal de Nova Cantu. Após um número expressivo de mortes e 'explosão' de casos de coronavírus na cidade, o prefeito Airton Agnolin vem atuando com 'tolerância zero'. A ordem é autuar e punir, dentro da lei, quem estiver gerando aglomeração ou cometendo qualquer outro ato que coloque em risco a saúde pública. 

Mas a atuação rigorosa do prefeito em lidar com a pandemia em seu município gerou certo desagrado ao deputado federal Sargento Fahur (PSD). Nesta terça-feira (15), o parlamentar publicou um vídeo nas redes sociais, fazendo o uso, inclusive, de palavras de baixo calão, para criticar Agnolin. É que ele recebeu um áudio, em que o gestor teria ordenado à Polícia Militar para 'arrombar a porta e cair pra dentro' em casos de flagrante de reuniões com aglomeração. 

“Olha eu respeito muito os prefeitos, os vereadores. Eu acho que é nos municípios que as coisas acontecem. O povo vive no município. Então as decisões dos prefeitos e vereadores são importantíssimas. Estou sempre apoiando os prefeitos e municípios mandando verbas federais. Ajudando o prefeito para ele poder ajudar o povo. Mas está rolando (sic) um áudio que estão dizendo que é do prefeito de Nova Cantu. O prefeito está querendo combater a Covid na base da ditadura. Mandando a polícia arrebentar a porta e cair 'pra' dentro se tiver aglomeração.  Rapaz, que ditadura do cara…é essa? Mandando a PM quebrar a porta”, atacou o parlamentar. 

No vídeo, Fahur critica ainda que o prefeito não é comandante da PM para dar a ordem. “Você é prefeito. Quebrar a porta? Rapaz, tá certo que tem muito jovem que está abusando aí, e o povo bom e o comerciante acaba penalizado. Mas quebrar a porta? O que é isso prefeito, você foi eleito para cuidar do povo. Não é para mandar PM quebrar a porta da casa de ninguém não. Se toca rapaz.  Acho que você falou isso em um momento impensado e de estresse. Reveja este áudio aí rapaz”, criticou Fahur. 

No áudio vazado ao deputado, que realmente é do prefeito, Agnolin deliberava com sua equipe de fiscalização as ações que seriam realizadas em uma ronda noturna. Ele determinou às equipes, que se encontrassem aglomerações ou eventos festivos, era 'para entrar pra dentro', no sentido de autuar e encerrar a festa. “Se ‘nego’ estiver abusando vai ajudar a pagar a conta”, disse o prefeito no áudio. Ele realmente utilizou a expressão 'arrebenta a porta e cai pra dentro'. A TRIBUNA ligou ao gestor para ouvi-lo sobre o caso. Mas ele não atendeu e não retornou a ligação até o momento. 

Calamidade

A exemplo de outras cidades, Nova Cantu está vivendo uma calamidade causada pelo aumento desenfreado de casos de covid. Na semana passada Agnolin decretou lockdown das 19 horas de quinta-feira às 6 horas desta segunda-feira com objetivo de diminuir a disseminação do vírus. O prefeito realmente montou uma espécie de operação de guerra na cidade para combater abusos da população. Na cidade, as fiscalizações vêm sendo feitas com auxílio de cinco drones, inclusive nas comunidades rurais. No domingo, um avião fez voos sobre o Rio Cantu para identificar possíveis irregularidades. 

O modelo das ações do prefeito, vem ganhando cada dia mais o apoio da população do município. Inclusive moradores de cidades vizinhas elogiam o trabalho. “Vou abrir um fã clube 'pra' esse prefeito”, disse uma leitora da TRIBUNA, em uma das reportagens que relata as ações na cidade publicadas pelo jornal. “Graças a Deus ele está fazendo isso. Chamem do que for, ele simplesmente está tendo empatia com a vida. Por irresponsabilidade de muitos chegamos a esse estado. Parabéns Airton”, afirmou outra internauta. 

Na sexta-feira da semana passada, Agnolin participou de uma audiência entre prefeitos da Comcam com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Na ocasião, o gestor se emocionou ao falar das vidas perdidas para o vírus na cidade. Disse que não sabe mais o que fazer e a quem recorrer.

Com pouco mais de 5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, o município de Nova Cantu tem 740 casos confirmados de coronavírus. 10 vidas foram perdidas para o vírus na pequena cidade.