Dia triste: STJ nega pedido de remédio para o garotinho Vinicius Brito
Dia triste para o garotinho Vinicius Brito de Engenheiro Beltrão, que possui Atrofia Muscular Espinhal (AME). Apesar de muitas manifestações de apoio e orações, o Superior Tribunal de Justiça, alegando divergências na eficácia do remédio, julgou improcedente o pedido da advogada e da família de Vinicius em receber o Zolgensma, medicamento mais caro do mundo, avaliado em aproximadamente R$ 9 milhões.
Descoberto com quatro meses com a Atrofia Muscular Espinhal, Tipo 1, Vinicius iniciou os primeiros procedimentos com seis meses. A AME compromete os neurônios motores, dando fraqueza muscular e atrofia, afetando funções básicas como respirar, engolir e se movimentar. A Zolgensma corrige o efeito genético da AME e contribui na produção da proteína que é bloqueada pela falha genética causadora da doença.
Uma grande mobilização foi feita por milhares de pessoas na região e em todo Paraná, para ajudar o garotinho nos últimos dois anos, por meio de doações, campanhas para arrecadar fundos e tentar realizar compra do medicamento. Porém pouco mais de R$ 3 milhões foram arrecadados.