Dois diretores da região são classificados para Programa Ganhando o Mundo
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) do Paraná publicou, nessa segunda-feira (22), o resultado final dos classificados para o Programa Ganhando o Mundo Diretor. Dos 100 gestores selecionados de instituições de ensino estaduais de todo o Paraná para participar de uma formação no Chile, dois são da região de Campo Mourão. Tratam-se de Joed Aparecido Ryal, do Colégio Estadual 29 de Novembro, de Araruna, e Amelia Borges Pitta, do Colégio Estadual Ribeiro de Campos, de Goioerê.
Ambos concorreram a uma vaga na categoria diretor cursista. De acordo com o edital de seleção para o programa, as vagas foram distribuídas em quatro categorias. 20 eram destinadas a diretores que atuassem como formadores no Grupo de Estudos Diretor Formador em 2024 e 45 a diretores que atuassem como cursistas nesse grupo, no mesmo ano.
Outras três eram para diretores cursistas ou formadores participantes do Grupo de Estudos Diretor Formador, em 2024, que trabalhassem em Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), enquanto 32 eram para diretores cursistas ou formadores participantes do grupo, neste ano, de Núcleos Regionais de Educação (NREs) distintos, cujo exercício fosse em instituição de ensino com 600 ou mais estudantes matriculados.
O embarque para Santiago, no Chile, está previsto para o dia 25 de agosto, a ser realizado em duas semanas. Conforme o cronograma do edital, a publicação de convocação dos classificados deve sair nesta quarta-feira (24). Já o prazo final para envio de declaração de desistência de vaga será sexta-feira (26). Após esse período, no dia 30, uma nova publicação de convocação dos classificados para vagas remanescentes será realizada.
O programa, que se firmou como referência nacional quando passou a oferecer intercâmbios a estudantes e centenas de professores em países da América do Norte, Europa e Oceania, passou por ampliação. Esta será a vez de diretores de escolas estaduais participarem de formação pedagógica no Chile. O investimento do governo do estado para esta primeira edição do Ganhando o Mundo Diretor é de aproximadamente R$ 5 milhões.
Ganhando o Mundo
A primeira edição do Programa Ganhando o Mundo aconteceu no ano de 2022, quando 100 alunos do Paraná fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.
Em 2024, está acontecendo a maior edição do programa, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e outros 50 deverão viajar em agosto para os Estados Unidos. Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será ainda maior e levará 1.200 alunos da rede estadual de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido).
Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao ensino médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 1.100 já estão preenchidas. A Secretaria da Educação do Paraná também divulgou chamadas dos alunos para o Programa Ganhando o Mundo Agrícola.
Serviço
As publicações referentes ao Programa Ganhando o Mundo Diretor devem ser acompanhadas pelo site: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/