Dra. Cláudia Eichmann considera que município de Fênix está ‘estagnado’
Nesta semana, a TRIBUNA continua divulgando a série de entrevistas com candidatos às prefeituras da Comcam. Nesta terça-feira (24), a candidata entrevistada é a advogada Cláudia Eichmann (PSDB), de Fênix. Ela foi a única dos três concorrentes à prefeitura do município que respondeu às perguntas enviadas pelo jornal dentro do prazo estipulado. Um dos motivos que levou a advogada a concorrer ao Executivo de Fênix foi que, para ela, o município está “com o desenvolvimento estagnado depois de ter regredido durante anos”.
Ela citou alguns motivos que a levaram à afirmação anterior. Disse que as “obras faraônicas que geraram grandes licitações não atendem os anseios da população”. No campo da saúde, enfatizou que há “falta de medicamentos, consultas especializadas e exames laboratoriais”. Já no âmbito da educação, avaliou que, mesmo o estado e a Comcam registrarem crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o resultado em Fênix “continua insatisfatório”. No mercado de trabalho, Cláudia também não vê oportunidades para os cidadãos atualmente. “Não há opção de emprego, de empreendedorismo ou qualquer forma que permita o cidadão gerar sua renda”, frisou.
Buscando mudar essa realidade, a candidata sugere que os eleitores analisem as propostas do seu grupo e compare com os adversários políticos. Sem laços políticos com outras entidades, a chapa da candidata, com seu vice, Gumercindo Garcia, recebe apoio apenas da Federação PSDB e Cidadania, sendo que esse último não tem diretório formado no município, conforme ressaltou. O grupo entrou na disputa com quatro candidatos a vereadores, todos do PSDB.
Entre a listagem feita pela advogada do que a população pode esperar dela caso seja eleita, ela propõe um contato mais próximo com a população, por meio do “Café com a Prefeita”, em que receberá grupos específicos da sociedade, sendo “um canal direto de atendimento personalizado e humanizado à população, em qualquer que seja sua demanda junto à Administração Pública”. “Comunidade negra, mulheres, público LGBTQIA+, comerciantes, produtores, PCD” foram alguns dos grupos citados por ela.
Como uma das fundadoras e primeira presidenta da Adeturs – Ecoaventuras, Histórias e Sabores –, Agência de Turismo responsável pelo desenvolvimento turístico da Comcam, e atual diretora jurídica da instituição, Cláudia também pretende continuar lutando pelo desenvolvimento turístico do município (que é um pelos quais passará o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela), bem como da região. Confira mais informações sobre a candidatura de Cláudia e suas propostas a seguir.
Tribuna do Interior – Quem é Cláudia Eichmann e qual a sua formação acadêmica?
Cláudia Eichmann – Sou advogada, formada pela Unipar – Universidade Paranaense campus Toledo –, pós-graduada pela ESAP instituição de ensino. Sou formada também em Investigação Forense e Perícia Criminal pela Uniasselvi.
Comente um pouco sobre a sua atuação na vida política ao longo do tempo e quais são as suas pretensões para os próximos anos.
Tenho vasto conhecimento na área política, conhecimento este adquirido quando fui secretária de Administração no município de Arapuã e procuradora jurídica no município de Fênix, o que me permitiu conhecer o sistema da máquina pública. Dessa forma, tenho conhecimento de causa para fazer o que precisa ser feito, respeitando a legislação, para uma gestão transparente e de excelência. Para além disso, fundamos, em 2016, a Adeturs – Ecoaventuras, Histórias e Sabores –, agência que atua em conjunto com os governos (Federal, Estadual e Municipal), onde fui a responsável pela elaboração do Estatuto e a primeira presidenta, tendo lutando incansavelmente pelo desenvolvimento do turismo, tanto em Fênix quanto em toda a região da Comcam. Atualmente sou a responsável jurídica da agência. Dito isso, planejo, após assumir o cargo, fazer a máquina pública funcionar da maneira mais otimizada e funcional possível, atender as demandas da população, melhorar a vida das pessoas. Esse é meu propósito imediato.
Por que colocou o seu nome na disputa para a prefeitura de Fênix?
Sou neta e filha de pioneiros da cidade. Cresci junto à comunidade conhecendo praticamente todos os habitantes do município, suas conquistas, anseios e dificuldades. Apesar de ter me ausentado durante alguns anos da cidade por motivos profissionais, atuo como advogada – muitas vezes pro bono – desde 2014 nesta comunidade. Profunda conhecedora da administração pública e ciente das demandas da comunidade, cerquei-me de uma equipe que comunga com meus anseios, com o objetivo de proporcionar melhoria na vida das pessoas.
Como avalia a participação e a representatividade dos candidatos a vereadores da chapa na eleição?
Pessoas comuns da comunidade, mas com o mesmo anseio de dias melhores para os cidadãos. Como nenhum dos candidatos é político de carreira, não registramos rejeição em nossa campanha e com o trabalho que vimos desenvolvendo junto à comunidade, nossa perspectiva é muito boa.
Como foi elaborado seu plano de governo?
Como cidadã do município e conhecedora de suas deficiências, anotamos pontos que, dentro de uma realidade, podem ser melhorados. Durante meses, fiz pesquisa de campo junto à população e, após tabular e filtrar, obtive um modelo daquilo que resultou entre o que apontei em meu conhecimento e o que a população verbalizou durante as conversas.
Como está sendo sua campanha eleitoral?
A campanha tem como base o contato direto candidato/eleitor. Faço visitas de porta em porta e reuniões pré-agendadas com pequenos grupos de pessoas. Candidata à prefeita, candidato a vice e candidatos(as) a vereadores(as) visitam as casa e famílias em conjunto, distribuindo material de campanha de todos e fazendo uma campanha uniforme em seu discurso, propondo ao eleitor que analise as propostas de nosso grupo e compare com os adversários políticos. É disponibilizado a cada eleitor abordado nossas ideias inovadoras, nosso plano de governo (resumo em folheto) e todos os candidatos a vereadores, cada qual especialista em sua área de atuação, para que o eleitor possa ter sua perspectiva completa pela nossa equipe.
Que critério foi utilizado para a escolha do seu candidato a vice, Gumercindo Garcia, e o que espera dele caso sejam eleitos?
O candidato a vice-prefeito é um empresário do ramo de informática com décadas de conhecimento em administração, profundamente respeitado e admirado por toda a comunidade. Quando aceitou o convite para concorrer ao cargo, ele indagou se poderia ter uma sala para trabalhar no prédio da prefeitura, já que atualmente não há essa disponibilidade. Disse-lhe que infelizmente isso não seria possível, pois o que lhe seria disponibilizado era uma mesa no gabinete do prefeito – essa é a minha perspectiva com o vice: trabalhar no mesmo gabinete da prefeita.
Quais são suas principais propostas para o desenvolvimento econômico do município?
Disponibilizar para o empreendedor canais de especialização e financiamentos, através de parcerias com unidades do “5 S”, Sebrae e agências estaduais de fomento; capacitação de profissionais e criação de um parque com estrutura mínima para recepcionar o turista (advento do Caminho Iniciático de Compostela que termina em Fênix); buscar parcerias com empresas interessadas em criar pequenas células onde poderão terceirizar sua produção, seja ela material ou intelectual, gerando demanda de aprendizado, vagas para empregador e empregado e pulverizando a cadeia de geração de negócios (nesse sentido, tenho diversos contatos e agendamentos para o pós-eleição).
Como pretende melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo ruas, saneamento e transporte?
Vou iniciar o plano de saneamento, já que atualmente o município dispõe de 0% de coleta de esgoto. As estradas rurais receberão sua devida manutenção para que não haja seu bloqueio devido às chuvas e outras intempéries. O asfalto na zona urbana, independente de sua qualidade, será devidamente mantido para que não se deteriore. Caso haja ruas em processo de asfaltamento ou ainda apenas no cascalho, pretendo concluir o mandato com 100% do município urbano asfaltado e devidamente manutenido. Será desenvolvido um sistema para que o destino do lixo seja adequado, com a implantação de coleta seletiva de lixo e cooperativa de reciclagem para a separação dos materiais reaproveitáveis. O famoso lixão da cidade será adequado às mais modernas normas para que cumpra sua função dentro da legislação. Haverá coleta de lixo em zonas rurais, um anseio antigo da população que mora nessas regiões. Incentivo à criação de ONG que atenda às demandas de animais de ruas, abandonados e/ou perdidos, com programas de recuperação e castração. Criação de um abrigo para cães e felinos abandonados.
Quais são suas estratégias para enfrentar os desafios da saúde pública na cidade?
Serão contratados somente profissionais com profundo conhecimento em sua área de atuação. Não haverá mais desvio de função do servidor. O dinheiro da saúde será gasto de forma otimizada e organizada na saúde para que não haja mais falta de medicamentos de uso contínuo. Vou trazer as principais consultas especializadas para o município, diminuindo drasticamente o transporte de pacientes para outras regiões. Vou reativar convênios, para que os atendimentos especializados que o município não possua sejam feitos o mais próximo possível. Ativar o programa Médico da Família, para pessoas acamadas ou com impedimentos de locomoção sejam atendidas em sua residência; proporcionar atendimento em casa, personalizado e humanizado para pacientes de tratamento contínuo ou em recuperação de enfermidades (fisioterapias, curativos etc.); criação de um programa de Nutrição junto às famílias, promovendo a saúde, bem-estar e prevenção de doenças através de alimentação saudável são algumas das propostas. Também será criado um canal livre e contínuo, onde a população poderá expor suas necessidades, suas críticas e elogios, para que, com o parecer do cidadão, seja possível conduzir a secretaria de acordo com os anseios e necessidades.
Como planeja lidar com a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?
Inicialmente farei uma varredura em todos os processos da educação infantil, para identificar os pontos que necessitam de melhoria de forma urgente; valorização do profissional com avaliação da performance havendo premiação e capacitação; extinguir o desvio de função. Vou proporcionar alimentação escolar de qualidade aos alunos; criação de oficinas voluntárias, onde as crianças poderão se inserir em atividades de sua preferência em horário fora da jornada escolar: escolinha de futebol, vôlei, capoeira, karatê, artes, dança, música etc.; valorização do talento, com incentivo às famílias para as crianças com destaque; participação dos pais no desenvolvimento dos projetos e atividades em grupo.
Que medidas pretende adotar para garantir a segurança pública e reduzir a criminalidade?
Incentivar a reativação do CONSEG; implantação de um Sistema de Vigilância Pública, como a instalação de Câmeras de Segurança; criação da GCM Guarda Civil Municipal.
Qual é o seu plano para o enfrentamento das questões ambientais e de sustentabilidade local?
Por tratar-se de uma localidade basicamente agrícola com nenhuma Indústria implantada no município, quando enfrentamos problemas de cunho ambiental, são, de maneira geral, provocados pelos agricultores em região de matas e nascentes já protegidas. Nosso projeto é atualizar o registro dessas regiões de proteção, incentivar sua preservação e criar diversas opções de turismo rural, com atenção especial para as matas nativas, nascentes e margens dos rios. As questões ambientais levadas à Administração Municipal terão ações pautadas pela legalidade e bom senso.
Como pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?
Assembleias de bairro periódicas, com ampla participação da comunidade, em um canal direto do cidadão com a prefeita, o “Café da Manhã com a Prefeita”, onde serão recebidos grupos específicos da Sociedade (comunidade negra, mulheres, público LGBTQIA+, comerciantes, produtores, PCD etc.). Usar canal eletrônico (rede social, APP ou qualquer outra forma simples e que permita anonimato se for o caso) para o cidadão expressar-se.
Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?
Fortalecimento e incentivo da Associação Comercial, com a criação de programas de premiação; criação de agências para atendimento dos empreendedores (com presença de instituições como o Sebrae, Fomento Paraná, dentre outras) onde o pequeno empresário e empreendedores poderão fazer consultorias empresariais e consultas jurídicas, com a finalidade de desenvolver seu empreendimento, alavancar seus negócios e proteger seu patrimônio; busca de parceria com empresas para direcionar uma pequena parte de sua produção (material ou intelectual) para o município, com incentivos municipais aos empreendedores.
Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?
Incentivar a atividade rural familiar optativa, onde as propriedades em sua maioria optam apenas pela cultura de commodities, passem a produzir outras culturas, para que não tenham sua renda dependente apenas de uma fonte; desenvolver a pequena produção diversificada nas pequenas propriedades, onde é comum o cultivo de hortaliças, leguminosas, frutas, flores e outros, incentivando os pequenos produtores com a criação de uma feira ao ar livre; identificar e desenvolver ações que equilibrem a atividade laboral do pescador nato com o ecossistema; criação de Horta Comunitária, proporcionando capacidade de produção a pequenos produtores e qualidade de alimentação à população.
Caso seja eleita prefeita de Fênix, o que a população pode esperar de sua gestão?
Transparência em todos os atos da gestão; demonstração dos gastos públicos; participação popular nas decisões que afetam a vida das pessoas (assembleia popular nos bairros e “O Café Com a Prefeita”, onde receberei grupos específicos da sociedade); otimização da máquina pública; fiscalização do trabalho desenvolvido; incentivo ao comércio, ao empreendedorismo, às práticas esportivas, religiosas e de recreação; busca de parcerias junto aos governos Estadual e Federal e à Iniciativa Privada buscando alternativas para o desenvolvimento.
Fique à vontade para fazer suas considerações finais.
Tenho amplo conhecimento na área pública, sempre lutando em favor da democracia, do bom relacionamento e respeito às pessoas. Acredito no desenvolvimento do município através do trabalho sério e com pessoas comprometidas com a causa.