“É uma operação de guerra”, diz Miliossi, ao anunciar lockdown em Barbosa Ferraz

Seguindo Campo Mourão, o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), anunciou na manhã desta terça-feira (25), que o município também adotará lockdown total de quinta-feira (27) a domingo (30) para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19).  “Vamos fazer uma operação de guerra”, falou, ao informar que caso eventos com aglomerações sejam flagrados todos os participantes serão multados. “A fiscalização do município vai para cima com o apoio da Polícia Militar. A multa não é pequena. É de R$ 5 mil para quem está organizando”, disse. “Vamos chegar já multando. Chega de avisos”, emendou.

Durante o lockdown, apenas farmácias, indústrias de alimentos e postos de combustíveis poderão funcionar. No período está proibida a venda e consumo em locais públicos de bebidas alcoólicas. Miliossi comentou que a exemplo de outros municípios da região, o contágio de covid está alto na cidade. Com uma média de 13 a 15 casos positivados diariamente. 

“Lá atrás ainda tínhamos a possibilidade de transferir os pacientes, pois havia leitos hospitalares disponíveis. Mas hoje a situação é totalmente diferente. Temos pessoas no nosso hospital aguardando vaga em UTI desde sábado. Todos os hospitais da Regional de Saúde estão lotados”, preocupou-se o prefeito. Ele informou que o município tem dois pacientes internados no hospital municipal à espera de leito de UTI correndo risco de morte. Além disso, 5 moradores já estão internados em UTI's.

O prefeito comentou que desde o início da pandemia o município adotou várias medidas, entre elas, formar barreiras nas entradas da cidade para retardar a contaminação pelo vírus. “Fizemos de tudo para não chegar ao ponto que chegamos hoje”, frisou. Ele informou que a administração não ia adotar restrições mais drásticas, mas devido o momento crítico, não há outra alternativa. “Precisamos cessar a transmissão deste vírus. Por isso vamos parar tudo”, ressaltou. 

Ele comentou que hoje o município corre contra o tempo para vacinar o maior número possível de pessoas de acordo com as doses de vacinas recebidas. “Toda nossa equipe de saúde está dedicada para andar com a vacina. Hoje temos praticamente o melhor índice de imunização contra covid da região”, informou. 

Miliossi pediu aos moradores para que não corram aos mercados para estocar alimentos. Segundo ele, não há esta necessidade e a prática só gera aglomeração. “A partir de segunda-feira voltaremos ao nosso decreto que está hoje. Não precisa correr aos mercados para estocar alimentos”, frisou. 

Oxigênio

O gestor disse também que o município iniciou nesta terça uma campanha de doação de cilindros de oxigênio. “Há um problema sério com oxigênio. E nem é por falta de dinheiro. Não temos como estocar”, falou. Ele pediu emprestado cilindros vazios a oficinas, funilarias, e proprietários rurais que tenham o vasilhame para ceder ao município. “Temos o recurso para comprar. Só não temos o cilindro para estocar. Quem tiver para nos emprestar serão todos devolvidos posteriormente”, falou.

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, Barbosa Ferraz tem 2.879 casos de Covid-19 confirmados e 936 pacientes recuperados. Casos ativos são 105 na cidade, além de outros 15 suspeitos. Barbosa Ferraz já perdeu 30 vidas para a doença desde o início da pandemia.