Em estado de alerta, Eng. Beltrão divulga levantamento sobre infestação de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de agentes de endemias, realizou novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) da dengue.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
O levantamento indica 1,5% de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, resultado que deixa o município em situação de alerta, com risco médio para a dengue. Segundo o coordenador de endemias do município, Sérgio René Mazini, acima de 1% já e considerado preocupante.
Ele alerta a população para que redobre os cuidados com a limpeza de seus quintais. “A população precisa ficar sempre atenta para evitar água parada, principalmente neste período de muito calor”, alerta. Conforme o último Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Engenheiro Beltrão está com 46 casos positivos de dengue.
Na região, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), são 3.044 confirmações. O período sazonal 2023/2024, teve início em julho de 2023. A Comcam tem ainda 10.785 notificações de dengue e 8.558 casos prováveis. Com o rápido avanço da doença, várias cidades enfrentam epidemia. O Aedes aegypti é também transmissor do zika vírus e febre chikungunya.
Dados divulgados pela Sesa, sobre infestação predial divulgados, apontam que os principais depósitos de criadouros do Aedes aegypti são encontrados em lixos, 30,4% (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção); vasos e frascos com água, pratos, degelo da água de geladeiras e materiais de construção, com 37%; e depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água, com 16,4%.