Empresas vencem licitações oferecendo serviço por 1 centavo. “Vai ter que cumprir”, diz prefeito
Um caso no mínimo inusitado foi registrado na manhã desta quarta-feira (23), na prefeitura de Engenheiro Beltrão, durante processo de licitações pelo município, que desde o início desta gestão adotou o sistema de pregão eletrônico. É que segundo o prefeito da cidade, Garbim Junior (PSL), algumas empresas fizeram lances mínimos de só 1 centavo para prestação do serviço. O assunto está dando o que falar. E deixou o prefeito irritado.
Garbim, que não citou os nomes das empresas, nem mesmo que tipos de serviços irão prestar, disse que elas terão de cumprir com o valor proposto. “São valores baixos que não condizem com o mercado e que serão, na minha opinião como prefeito, inviáveis para que as empresas que ganharam a licitação consigam cumprir o compromisso com o município”, prevê o gestor. Ele publicou um vídeo em sua rede social do Facebook falando sobre o caso. A TRIBUNA tentou contato com o gestor, para saber quais foram as empresas os serviços oferecidos pelo valor, mas ele não atendeu a ligação e não retornou.
O prefeito comentou que as empresas que deram os lances e venceram serão notificadas a assinar ata de preço após a homologação da licitação e que se não quiserem assinar serão notificados pelo jurídico do município. Em caso de os proprietários se negarem a prestarem o serviço pelo preço oferecido na licitação haverá rescisão unilateral do município, que adotará as medidas judiciais cabíveis.
“Fiquei muito chateado. Não entrei na prefeitura de forma alguma para se beneficiar. Mas eu percebo que algumas pessoas ainda estão com a visão do que acontecia no passado. Aqui ninguém vai fazer realinhamento de valor. Se você deu seu preço a um centavo vai ter que cumprir o teu preço a um centavo. Não vamos, de forma alguma, permitir que a empresa coloque preços que não vai conseguir prestar para depois tentar realinhar para que então tenha condições de prestar os serviços”, falou.
Garbim disse que chegou a ouvir comentários ‘maldodosos’ pela cidade desabonando sua índole após a situação. “Quero deixar isso claro à população porque eu tenho vergonha na cara. Não ganhei para prefeito para lesar o município que nasci. E não aceito que este tipo de situação aconteça. As empresas que cumpram com o que propoem. Caso contrário serão punidas para ter responsabilidade. Isso aqui não é ‘casa da mãe Joana’. Licitação é uma coisa séria. Precisamos de empresas que prestem serviços ao município e que realmente façam o que estão propondo. A situação é bastante revoltante. Se isso aconteceu no passado não vai mais acontecer aqui”, desabafou.
O gestor cobrou mais seriedade das empresas participantes que propuseram os valores, que aparentemente são inviáveis para execução dos serviços. “Vão ter que prestar o serviço pelo valor que ofereceram. Não vamos realinhar. Não adianta vir na prefeitura com conversa fiada. Não é justo isso com o município e não aceito esta situação. Se não pode, não faça a oferta porque não vamos “ajeitar” a situação de ninguém”, afirmou o prefeito que disse estar ‘possesso’ com a situação. “Tô de saco cheio de tanta palhaçada. Eu mudo meu nome se alguém que colocou um preço vai mudar depois”, acrescentou.
Garbim disse fez ainda uma avaliação positiva dos seis primeiros meses de mandato. Disse que ‘muitas coisas boas’ estão acontecendo no município. “Temos pavimentação asfáltica, recursos para melhor a questão da saúde e infraestrutura de todo nosso município. Estou muito contente por ser prefeito e poder mudar a história de Engenheiro beltrão”, disse.