Encontro debate a fruticultura como opção de emprego renda em Barbosa Ferraz
O município de Barbosa Ferraz promoveu nesta semana o 1º Encontro de Técnico de Fruticultores. A reunião foi realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/PR). O objetivo foi fomentar o cultivo de frutíferas na comunidade, buscando a diversificação de atividades e renda, melhorando a qualidade de vida de produtores familiares.
O evento reuniu mais de 70 produtores que receberam informações sobre políticas públicas voltadas para a fruticultura, importância de mudas de qualidade, nutrição de frutas tropicais, entre outras.
De acordo com o IDR-PR, a agricultura familiar predomina no município. Neste contexto, a fruticultura se torna uma opção rentável aos agricultores. Hoje, Barbosa Ferraz já conta, por exemplo, com produtores de morango, framboesa, goiaba, banana, citros e maracujá.
O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, participou da abertura da reunião, que contou ainda com a presença do secretário da Agricultura e Turismo, Marcílio Pinto Barbosa, representantes do IDR-Paraná, como os engenheiros agrônomos Clóvis Rosa, Elieser Tierling; secretários da Agricultura de municípios vizinhos; representantes da Coamo; entre outros.
“Municípios com a realidade fundiária e topográfica como o nosso devem buscar a fruticultura como alternativa de renda. E nós estamos dando integral apoio para a atividade em Barbosa Ferraz”, falou Miliossi.
O extensionista local do IDR-Paraná, Marcelo Agenciano, destacou a importância do encontro. “A ferramenta mais importante para o produtor hoje é a informação de qualidade. Eventos como esre, onde estão reunidos técnicos dos segmentos público e privado pra trazer essas informações a todos presentes são extremamente importantes”, frisou.
O secretário da Agricultura e Turismo de Barbosa, Marcílio Pinto Barbosa, avaliou o encontro técnico como ‘bastante produtivo’. Ele informou que novos encontros serão realizados no município para fomentar a atividade de fruticultura.