Engenheiro Beltrão aplicou mais de 22 mil vacinas contra Covid-19 em 2021
Há um ano, em janeiro do ano passado, o Brasil iniciava a imunização contra a Covid-19, iniciada pelos mais idosos. Era a esperança de vida na luta contra uma doença letal, que chegava a causar centenas e até milhares de mortes diariamente no país.
Em Engenheiro Beltrão, a Secretaria Municipal de Saúde não perdeu tempo. Assim que a vacina começou a chegar, as doses eram rapidamente distribuídas nas unidades de saúde e aplicadas para que nenhum imunizante perdesse o prazo de validade, que é curto.
Com isso, o município fechou o ano de 2021 com um total de 22.417 doses distribuídas, entre primeira, segunda e terceira doses. “O balanço que fazemos da vacinação é super positivo. Atingimos a meta e não perdemos doses por vencimento. Para isso fizemos repescagem de segunda dose e também de primeira para adolescentes e as pessoas corresponderam”, comemora a secretária de Saúde, Mariza Monteiro.
Inclusive na semana de recesso na prefeitura, entre o período de Natal e Ano Novo a vacinação não parou. “Recebemos uma nova remessa de doses e para não vencer, agendamos a vacinação para o dia 28 de dezembro. As pessoas compareceram e nada se perdeu”, destaca Mariza.
Segundo a secretária, o município terminou o ano com cinco pessoas em tratamento pela covid-19, mas nenhuma em estado grave. “Está tudo sob controle e todos os cuidados estão sendo mantidos”, completa ela.
Até o fim de semana, havia dois casos suspeitos e 21 sendo monitorados. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Engenheiro Beltrão registrou 1.684 casos e 29 óbitos pela doença.
O município ainda obteve nota máxima de transparência referente à vacinação contra covid-19, seguindo um dos princípios da atual administração, que preza pela total divulgação das informações públicas por meio do Portal da Transparência. A análise é feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).