Engenheiro Beltrão intensifica ações contra dengue e mantém situação controlada
O aumento nos casos de dengue em vários municípios da Comcam preocupa autoridades em Saúde. Em Engenheiro Beltrão, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti por meio das equipes de endemias.
Com esse esforço conjunto, que inclui também a coleta de entulhos pela Secretaria de Obras, o município tem mantido a situação sob controle, se comparado a outras cidades da região da Comcam.
Dentro do atual período epidemiológico, o município registrou até o momento 74 notificações, 9 casos positivos, 46 em análise e 19 negativos. Ainda assim, a Secretária Municipal de Saúde, Mariza Monteiro pede para que as pessoas mantenham todos os cuidados recomendados para evitar a proliferação do mosquito.
“Graças ao bom trabalho realizado pelas equipes de endemias, com visitas domiciliares, bloqueios onde há casos suspeitos, bem como o importante trabalho de coleta de entulhos feito pela Secretaria de Obras, a situação está sob controle. Na região temos cidades com casos alarmantes de dengue, por isso todo cuidado é pouco. Vasos de plantas e outros recipientes que acumulam água no quintal exigem o máximo de atenção”, adverte Mariza.
‘Contramão’
Na contramão, a cidade de Terra Boa enfrenta uma grave situação referente à dente. Já iniciou, inclusive, a aplicação do fumacê, inseticida utilizado contra o mosquito Aedes aegypti. Para se ter uma ideia, a já tem 820 casos positivos de dengue.
Além disso, 292 casos estão sendo investigados, enquanto 66 já foram descartados. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Ambiental seguirão realizando o trabalho contínuo de prevenção ao Aedes agypti em toda a cidade, porém a colaboração da população é fundamental para o combate aos mosquitos.