Escritora Ana Kaffa ministra palestra sobre autismo em Farol

Abordando a cultura inclusiva para o melhor conhecimento para o diagnóstico e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a autora do livro “Dinotéo, trilhas da inclusão”, Ana Kaffa Hauagge Ribeiro, ministrou uma palestra dinâmica para profissionais das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Administração, Conselho Tutelar e comunidade, na manhã desta terça-feira (2). A programação foi promovida pelo município de Farol, mediante Secretaria de Assistência Social. Veja mais fotos no final da matéria.

A palestrante Ana Kaffa explicou que o TEA, também denominado como autismo, é uma desordem no desenvolvimento neurológico, sendo complexo por manifestar em cada pessoa de maneira única. Ela destacou que, na maioria dos casos, é diagnosticado na infância. Por isso, é importante que as pessoas conheçam os sinais do autismo. Também explanou sobre os tipos e níveis do transtorno, apresentando avanços nos tratamentos.

Além da secretária municipal de Assistência Social, Eliane Meneses, anfitriã do evento, também participaram os secretários municipais Jaqueline Garcia (Educação), Sandra Regina Félix (Saúde) e Douglas Laquias (Administração e Planejamento), bem como a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus, Oricélia Martins, e a pedagoga da Escola Casimiro de Abreu, Antônia Francisco.

Campanha

Na campanha Abril Azul, mês da conscientização sobre o autismo, uma programação especial com atividades foi desenvolvida na rede municipal de ensino de Farol. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma ação para a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com TEA. O documento substitui laudos e relatórios, garantindo prioridades e atendimentos públicos e privados em todo o estado do Paraná.

Veja mais fotos da palestra: