Estudante da região é empossado ‘senador’ e eleito como vice-presidente da Casa

O Senado empossou na noite dessa segunda-feira (27) os ‘jovens senadores’ selecionados no programa. São 27 estudantes. Entre eles, está Gabriel Cezar Luiz Rigolin, de 16 anos, da região de Campo Mourão e único do Paraná selecionado para o programa. Ele é aluno do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã.

O estudante participará da Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 27 de junho a 1º de julho. A experiência é o prêmio por ter sido selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal. Durante a posse, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora do projeto. Gabriel foi eleito como vice-presidente. A presidente é a aluna Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá.

Também foram eleitos como primeiro e segundo secretários, respectivamente, os estudantes Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva, da Paraíba, e Francisco Davi da Silva, do Ceará. Dos 27 estudantes, 9 se candidataram à presidência, e Quéren Hapuque e Gabriel Rigolin foram os mais votados, com 6 votos cada um. Assim como acontece na eleição para presidente do Senado, assumiu o estudante com mais idade.

Aluno do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, Gabriel participou do concurso com um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. A professora Aparecida Torres dos Santos Barroso, que o orientou na redação, o acompanhará.

“Eu, como orientadora, procurei nortear o foco da produção textual para a construção do amanhã, ou seja, qual aprendizado podemos captar com a Independência”, conta Aparecida, que leciona Língua Portuguesa. Ela diz estar animada para conhecer a capital brasileira e compartilhar os novos conhecimentos com os colegas professores. “Confesso que tenho muitas expectativas, afinal, como Gabriel, também amo política e história. Estou curiosa para conhecer Brasília, que é o coração do nosso país em termos políticos”, comenta.

Segundo a professora, Gabriel se interessa muito por política, devora livros de história e está sempre disposto a participar de projetos na escola. “O Gabriel é um aluno humilde, de uma família de agricultores que buscaram dar estudo aos filhos”, diz Aparecida. “Percebi que gosta de debates sobre fatos históricos, mais precisamente fatos políticos”, falou.

O estudante conta que se sentia preparado para escrever sobre o bicentenário da Independência, pois a professora havia recomendado vários livros que abordam o assunto. “Achei o tema da redação muito interessante, porque ele faz a gente pensar no que a gente fez e no que a gente ainda pode fazer para melhorar o nosso país”, diz Gabriel. Ele conta que o que mais espera da experiência em Brasília é o debate. “É através dele que construímos a nossa democracia, respeitando a opinião divergente e elaborando juntos projetos que vão melhorar a vida de quem vive no nosso país”, afirmou.

Redações

Todo ano, o programa seleciona 27 alunos do ensino médio (um de cada unidade da Federação) para passarem uma semana em Brasília, vivenciando no Senado o trabalho desenvolvido pelos senadores. A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. Neste ano, o tema da redação foi “200 Anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Em seu texto, Quéren Hapuque destacou como lições desse processo a liberdade de expressão e o “despertar político” como caminhos para a construção de um país melhor. Já Gabriel Cezar Rigolin reforçou o pedido por união. Ele considera esse esforço “essencial” para garantir o fortalecimento e soberania do Brasil.

“Como há 200 anos o povo brasileiro se uniu para lutar pela Independência, hoje precisamos nos unir mais uma vez para garantir nossa soberania. Deixo aqui o meu mais profundo desejo de que o meu país, que é o mais lindo do mundo, cheio de riquezas naturais e culturais, seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso. Levo as mais arrojadas ideias e a sensação de missão cumprida, entretanto, a primeira de milhares, pois a defesa do Brasil não se faz com discursos, mas todos os dias da minha vida”, afirmou o estudante, que também pretende cursar medicina.

O Programa

Criado em 2010, o Programa Jovem Senador ficou suspenso nos dois últimos anos por conta da pandemia do coronavírus. A ideia é fazer com que os 27 estudantes ganhadores do concurso de redação vivam a experiência legislativa o mais próximo possível da atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração.

Além dos debates e da apresentação e votação de proposições legislativas, os jovens estudantes vão participar de reuniões preparatórias. Na manhã desta segunda-feira eles já participaram da cerimônia das bandeiras na rampa do Congresso Nacional e foram diplomados antes da sessão de posse.

Ao longo desta semana, o grupo vai se reunir em comissões temáticas, debater e elaborar sugestões de projetos de lei. Também receberão medalhas, notebooks, farão visitas às dependências do Congresso Nacional, à Catedral e ao Palácio do Planalto, entre outras programações.

As propostas apresentadas e aprovadas pelos jovens senadores tramitarão no Senado a partir da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).