Estudantes do Colégio Cívico-Militar de Peabiru realizam atividade de conscientização no trânsito

Nessa terça-feira (24), duas turmas do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac de Peabiru realizaram uma atividade interdisciplinar de conscientização no trânsito. Eles distribuíram panfletos a motoristas e pedestres no cruzamento da Avenida Raposo Tavares com a Avenida e Dr. Dídio Boscardin Bello.

A ação foi proposta para marcar a Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, conforme o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No material – que pode ser acessado no final desta reportagem –, foram organizadas orientações contextualizadas à realidade e às necessidades locais.

Na ocasião, os alunos abordaram pedestres e condutores e entregaram um “QR Code”. Por meio de um celular, as pessoas puderam acessar e ler os conteúdos alusivos ao tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, referente à campanha nacional deste ano.

A atividade foi realizada por duas turmas do 9º ano do ensino fundamental Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac de Peabiru

A atividade foi mediada pelo professor de Língua Portuguesa Vanderlei Smaha de Oliveira e proposta aos alunos de forma interdisciplinar. Assim, juntamente com as docentes dos componentes curriculares de Arte, Simone Aparecida Rodrigues da Silva, e Matemática, Maiqueli Hammerer, foram aplicados conhecimentos linguísticos, matemáticos e artísticos.

Além disso, Oliveira destacou que também foi possível explorar, por exemplo, tecnologias midiáticas, sob a coordenação da diretora do colégio, Any Franciely Ferreira da Silva. A atividade teve, ainda, a colaboração da direção cívico-militar, por meio do 2° sargento, Luciano Barreto de Oliveira, e do 3° sargento, Joel Moura dos Santos, o qual acompanhou os estudantes durante a ação extraclasse.

Oliveira elogiou o engajamento dos estudantes e agradeceu a todos os envolvidos. “Parabenizo os alunos pela organização, planejamento e agradeço às equipes diretivas e pedagógicas, professoras pelo apoio na realização dessa atividade em que os alunos puderam colocar em prática de forma interdisciplinar os conteúdos estudados em sala de aula”, falou o docente.

Serviço

O material usado na atividade pode ser acessado aqui.