Falta de água gera transtornos em Luiziana; não há previsão de normalização do serviço
A falta de água em Luiziana – em alguns bairros desde a tarde de terça-feira (8) – está causando transtornos e indignação na população. O abastecimento dos reservatórios foi interrompido após a Sanepar registrar problemas no sistema de automação no quadro de comando da estação de bombeamento de água. Nessa quarta-feira (9), praticamente toda a cidade, conforme relatos de moradores, estava sem água para consumo, deixando a população revoltada. Até mesmo as aulas na rede estadual foram suspensas no período da tarde por conta do desabastecimento.
A Sanepar havia estabelecido o prazo de reparo até a manhã dessa quarta-feira (9), com a retomada do fornecimento de água a partir das 12 horas, gradativamente, com normalização até o fim da tarde, o que não ocorreu pela “complexidade” do problema, conforme informou a própria empresa.
Com isso, técnicos da Companhia continuaram os trabalhos para o funcionamento da unidade. A Sanepar emitiu nova nota informando nova previsão de restabelecimento do abastecimento. Desta vez, o serviço voltaria à normalidade durante a madrugada desta quinta-feira (10), o que não ocorreu.
Procurada pela TRIBUNA na manhã desta quinta, a assessoria de imprensa da Sanepar informou que desta vez o problema é que a estação de bombeamento de Luiziana está com falta de fase de energia elétrica desde a madrugada de hoje. Desta forma, o sistema de abastecimento, que foi comprometido nessa quarta, está paralisado, causando falta de água em todas as regiões da cidade.
Ainda de acordo com a nota, a Copel foi acionada para a resolução do problema. Porém, ainda não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização no fornecimento de água. “Em situações como esta, é imprescindível a colaboração de todos. A água deve ser utilizada prioritariamente para alimentação e higiene pessoal”, pediu a Companhia.