Farol abre a Expofar nesta quinta com shows, parque de diversões e rodeio

O município de Farol abre nesta quinta-feira (19) a programação da Expofar 2024. A festa, que prossegue até o sábado (21), é em alusão aos 31 anos de emancipação político-administrativa da cidade. O aniversário foi comemorado dia 23 de junho.

A programação acontece no Parque de Exposições da cidade. A abertura será com show da dupla Felipe & Falcão. No dia 20, show de Jads & Jadson; e dia 21, sobem ao palco Fernando & Sorocaba.

Para receber bem a população da cidade e visitantes de outros municípios, a prefeitura fez diversas melhorias no Parque de Exposições, como pinturas, limpeza em geral, mecanismos de segurança e acessibilidade, entre outras. Durante os três dias de festa, a segurança será reforçada no local para garantir a tranquilidade dos participantes.

Durante os festejos, a estimativa da comissão organizadora é que entre 6 mil a 8 mil pessoas passem pelo parque de exposições. Constam também na programação da festa, rodeio profissional em touros, prova dos três tambores, exposições, praça de alimentação todos os dias e parque de diversões, gratuito à comunidade.

Um dos brinquedos que mais devem chamar a atenção no parque de diversões é uma roda gigante de 22 metros de altura. O brinquedo tem cabines de vidro para segurança dos usuários.

Farol

A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, pelo pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra.

Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol. Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D’Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D’Oeste), e Campo Mourão/Boa Esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).

Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, o que originou o nome Rio Farol, e depois município de Farol.

Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993. Conforme estimativa de 2024, do IBGE, a cidade tem 3.023 habitantes. O primeiro prefeito do município foi Gilmar Cardoso.